O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanete Batista dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615
Resumo: Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630
id UFSC_34f77dd51ec8b5154ef11da899e7534e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177615
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinarEnsino de Matemáticateoria da disciplina mental Edward Lee ThrndikeConexionismoDisponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike.Cadernos de História da Educação2017-07-19T12:51:03Z2017-07-19T12:51:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos de História da Educação. v. 15 n.1, p. 141- 165, 2016.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615Santos, Ivanete Batista dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-19T12:51:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177615Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-19T12:51:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
title O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
spellingShingle O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
Santos, Ivanete Batista dos
Ensino de Matemática
teoria da disciplina mental Edward Lee Thrndike
Conexionismo
title_short O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
title_full O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
title_fullStr O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
title_full_unstemmed O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
title_sort O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar
author Santos, Ivanete Batista dos
author_facet Santos, Ivanete Batista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanete Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
teoria da disciplina mental Edward Lee Thrndike
Conexionismo
topic Ensino de Matemática
teoria da disciplina mental Edward Lee Thrndike
Conexionismo
description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-19T12:51:03Z
2017-07-19T12:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos de História da Educação. v. 15 n.1, p. 141- 165, 2016.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615
identifier_str_mv SANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos de História da Educação. v. 15 n.1, p. 141- 165, 2016.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766635206115328