A cultura de segurança do paciente na ótica dos acadêmicos de enfermagem
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132420 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014. |
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A cultura de segurança do paciente na ótica dos acadêmicos de enfermagem EnfermagemSegurança do pacienteEducação em EnfermagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2014.Objetivou-se identificar as dimensões presentes na cultura de segurança do paciente e a ótica dos acadêmicos em enfermagem a respeito da segurança do paciente a partir de seu contato com a prática. Estudo de abordagem quantitativa, prospectiva e analítica, para o qual se optou pelo método do tipo survey, e qualitativa, exploratória e descritiva. Foi desenvolvido no ambiente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A amostra foi 103 alunos matriculados no semestre de 2014/1, nas disciplinas centrais de quarta a oitava fase, sendo excluídos os alunos que se ausentaram ou trancaram matrícula por tempo superior a um mês; que por algum motivo, realizaram as atividades de forma não presencial durante o semestre; que estiveram durante o curso ou estão em atividade de intercâmbio. Cumprindo o que determina a Resolução nº 466/2012, este trabalho foi aprovado pelo CAAE: 24625513.9.0000.0121 do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário composto por duas partes: uma de questões objetivas, adaptadas do instrumento ?Safety Attitudes Questionnaire ? Short Form 2006?, para tal foi realizado um processo de construção teórica; produção do instrumento para aplicação acadêmica; ajuste de linguagem, para posterior validação com a aplicação do instrumento com os acadêmicos.; e outra composta por quatro questões abertas, as quais permitiam ao aluno expressar sua compreensão sobre a segurança do paciente. Os dados foram coletados em duas etapas: a primeira num período cedido pelos professores durante a aula; e a segunda foi a busca ativa dos acadêmicos que não estavam presentes no momento da primeira coleta. Para análise dos dados quantitativos foi utilizado o programa estatístico Stata 9; as variáveis contínuas foram descritas pela frequência absoluta e relativa, e a associação entre as variáveis categóricas foi testada por meio dos testes: qui-quadrado de Pearson, t de Student e Anova. Para organizar e analisar os dados qualitativos foi utilizado o programa NVivo 10 for Windows®; e como metodologia foi adotada a Análise de Conteúdo de Bardin. Obtiveram-se os seguintes resultados: o perfil descrito foi de mulheres (90%), entre 19 e 25 anos (80%), que não fazem estágio extracurricular (61%), sem outra profissão (69%) e cursando seu primeiro curso superior (83%). Maioria dos acadêmicos (54,3%) obteve um escore positivo (=75 pontos). A dimensão que apresentou menor média foi ?Percepções da coordenação e docência?, enquanto amaior média foi ?Percepção do Estresse?. E as principais categorias abordadas a respeito de ações para com a segurança do paciente foram: cuidados com medicações e a integridade do paciente. Já a forma como as colocam em prática foi verificada pelo comportamento individual e coletivo e o cuidado com o paciente. Sobre o que os faz refletir sobre a temática foram os erros de outros profissionais e a empatia para o paciente. Conclui-se que para desenvolver qualquer ação ou estratégia para a segurança do paciente é imprescindível compreender o entendimento que se tem do que é e quais são os fatores que permeiam essa temática no ambiente a ser trabalhado. São necessárias novas estratégias de ensino para desenvolver e avaliar a cultura de segurança do paciente a fim de potencializar a formação profissional dos enfermeiros e qualificar os cuidados prestados.<br>Abstract : This study aimed to identify the dimensions in the patient safety culture and the perspective of academic nursing about patient safety from their contact with the practice. Quantitative study, prospective and analytical approach, for which it was decided by the type survey method, and qualitative, exploratory and descriptive. Was developed in the undergraduate course the environment in Nursing at the Federal University of Santa Catarina. The sample was 103 students enrolled in the first half of 2014/1, the central disciplines Wednesday the eighth stage and were excluded students who were absent or locked registration for longer than one month; that for some reason, led the activities of non-face basis during the semester; they were during the course of or in exchange activity. Delivering what determines Resolution No. 466/2012, this study was approved by CAAE: 24625513.9.0000.0121 the Ethics Committee in Research with Human Beings. For data collection was a questionnaire composed of two parts: an objective questions, adapted from the instrument "Safety Attitudes Questionnaire - Short Form 2006," for this was carried out a theoretical construction process; production tool for academic application; language setting for subsequent validation with the application of the instrument with the academic .; and another made up of four open questions, which offered the students express their understanding of patient safety. Data were collected in two stages: first a period given by teachers in class; and the second was an active search of students who were not present for the first collection. For the quantitative analysis was used Stata 9; continuous variables were described by absolute and relative frequency, and the association between categorical variables was tested by means of tests: chi-square Pearson, Student t test and ANOVA. To organize and analyze the qualitative data was used NVivo program for Windows® 10; and as a methodology was adopted Bardin's Content Analysis. The following results were obtained: the profile was characterized by women (90%), between 19 and 25 years (80%), who do extracurricular stage (61%), no other profession (69%) and attending their first course higher (83%). Most students (54.3%) had a positive score (=75 points). The size of lowest average was "coordination and teaching Perceptions", while the highest average was "Perception of Stress". And the main categories addressed regarding actions toward patient safety were: care medications and the integrity of the patient. Already how put into practice was checked by the individual and collective behavior and thepatient care. About what makes them reflect on the theme were the mistakes of other professionals and empathy for the patient. We conclude that to develop any action or strategy for patient safety is essential to understand the understanding that one has of what is and what are the factors involved in this theme in the environment to be worked. We need new teaching strategies to develop and evaluate patient safety culture in order to enhance the professional training of nurses and qualify the care provided.Radünz, VeraUniversidade Federal de Santa CatarinaIlha, Patrícia2015-04-29T21:02:55Z2015-04-29T21:02:55Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| il. tabs.application/pdf332969https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132420porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132420Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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