Proposta de um modelo de alocação interna de recursos orçamentários para a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230991 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021. |
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Proposta de um modelo de alocação interna de recursos orçamentários para a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUniversidades e faculdadesUniversidades e faculdades públicasOrçamento públicoAlocação de recursosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.O presente estudo teve como objetivo propor uma matriz de distribuição para alocação interna de recursos orçamentários para a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, utilizando variáveis e indicadores de desempenho para mensurar o grau de participação de cada Unidade de Administração Setorial ?UAS como critério de rateio destes recursos. Através da adoção de métodos e abordagens qualitativa e quantitativa, procedendo pesquisas bibliográficas, documental, observações diretas e discussões em reuniões técnicas foi possível responder à pergunta: qual seria a matriz de distribuição para alocação interna de recursos orçamentários para a UFMS? Foram selecionadas vinte e cinco Unidades de Administração Setorial ? UAS, por atuarem nas atividades finalísticas, serem estratégicas, possuírem e indicadores já mensurados e, principalmente, por serem foco central no atendimento da sociedade. Foram selecionadas doze variáveis estratégicas: V1 ? aluno equivalente; V2 ? professor equivalente; V3 ? área física; V4 ? laboratórios disponíveis; V5 ? horas práticas em laboratórios; V6 ? qualificação do corpo docente; V7 ? evasão; V8 ? projetos de pesquisa/professor; V9 ? projetos de extensão/professor; V10 ? taxa de sucesso; V11 ? dimensão eficiência acadêmica; e V12 ? dimensão qualidade da graduação, dos mestrados e dos doutorados. Após os devidos testes de normalidade, como resultado, foi apresentado o conjunto de doze variáveis sumarizadas em cinco fatores: i) desenvolvimento acadêmico; ii) resultados acadêmicos; iii) produção e suporte científico; iv) eficiência acadêmica; e v) qualidade dos cursos e programas, capazes de explicar 85% do conjunto de dados. Também foi aplicado o método de aglutinação por agrupamentos Ward, no qual foram constituídos 5 clusters que agruparam automaticamente as UAS segundo os resultados e o seu grau de semelhança, permitindo realizar comparações de seu desempenho (benchmarkings) com outras UAS. Como resultado técnico do estudo, foi elaborado uma minuta de normatização da matriz e disponibilizada a UFMS. Caso seja adotada poderá imprime uma nova postura à gestão, ao não impor a destinação específica para a aplicação dos recursos, ao mesmo tempo em que possibilita à UAS o poder de destinar os recursos em conformidade com as metas e ações estabelecidas no seu Planos de Desenvolvimento. Além disso, o novo modelo cria um referencial para análise e comparação com outras unidades, permitindo o acompanhamento de indicadores e fornecimento de subsídios para o processo de avaliação interna na UAS. Ganha, neste sentido, a Unidade, que melhora seu desempenho e visualiza conjunto de indicadores onde estão localizadas suas potencialidades e oportunidades para fortalecê-las, e identifica as ameaças e pontos fracos para mitigá-las. Ganha a Universidade, que incorpora o desempenho individual de cada UAS, melhorando seus indicadores de desempenho e fortalecendo seus índices de eficiência e eficácia. E ganha a sociedade que se beneficiará dos acadêmicos formados, das pesquisas e inovações e extensões.Abstract: This study aimed to propose a distribution matrix for the internal allocation of budget resources for the Federal University of Mato Grosso do Sul Foundation - UFMS, using variables and performance indicators to measure the degree of participation of each Sectoral Administration Unit -UAS as a criterion for apportioning these resources. Through the adoption of qualitative and quantitative methods and approaches, bibliographical and documentary research, direct observations and discussions in technical meetings, it was possible to answer the question: what would be the distribution matrix for the internal allocation of budgetary resources for the UFMS? Twenty-five Sectoral Administration Units ? UAS were selected, as they act in the final activities, are strategic, have indicators that have already been measured and, mainly, because they are the central focus in serving society. Twelve strategic variables were selected: V1 ? equivalent student; V2 ? equivalent teacher; V3 ? physical area; V4 ? available laboratories; V5 ? practical hours in laboratories; V6 ? qualification of the faculty; V7 ? evasion; V8 ? research projects/professor; V9 ? extension/teacher projects; V10 ? success rate; V11 ? academic efficiency dimension; and V12 ? quality dimension of undergraduate, master's and doctoral programs. After the due normality tests, as a result, a set of twelve variables presented, summarized in five factors: i) academic development; ii) academic results; iii) scientific production and support; iv) academic efficiency; v) quality of courses and programs, capable of explaining 85% of the data set. The Ward grouping agglutination method also applied, in which five clusters created that automatically grouped the UAS according to the results and their degree of similarity, allowing for comparisons of their performance (benchmarkings) with other UAS. As a technical result of the study, a draft standardization of the matrix was prepared and made available to UFMS. If adopted, it may impose a new posture on the management, by not imposing the specific destination for the application of resources, while allowing the UAS the power to allocate resources in accordance with the goals and actions established in its Development Plans. In addition, the new model creates a reference for analysis and comparison with other units, allowing the monitoring of indicators and providing subsidies for the internal evaluation process at the UAS. In this sense, the Unit gains, as it improves its performance and visualizes a set of indicators where its potentials and opportunities are located to strengthen them, and identifies the threats and weaknesses to mitigate them. The University wins, which incorporates the individual performance of each UAS, improving their performance indicators and strengthening their efficiency and effectiveness indices. In addition, the society that will benefit from graduated academics, researches and innovations and extensions wins.Flach, LeonardoUniversidade Federal de Santa CatarinaScapinelli, Homero2022-02-14T13:31:00Z2022-02-14T13:31:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., gráfs.application/pdf373743https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230991porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:31:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230991Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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