Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biazus, Marisa Angela
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856
Resumo: Dissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000
id UFSC_3610d0188aec1ce94e054f43565604c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78856
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /ErgonomiaEnsino superiorEstudo e ensinoTecnologiaProfessores universitariosAvaliaçãoTrabalhoDissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000A pesquisa, utilizando a abordagem ergonômica, objetiva investigar como a implantação de cursos superiores de tecnologia está repercutindo nas condições de trabalho dos professores de uma instituição pública federal de educação tecnológica. A fundamentação teórica aprofunda tópicos relacionados ao tema de estudo. O estudo de caso, de caráter qualitativo, é do tipo descritivo/exploratório. As informações foram coletadas em observações, entrevistas informais e semi-estruturadas, consultas a documentos e materiais impressos. Utilizando a Análise Ergonômica do Trabalho, estabeleceu-se um diagnóstico e recomendações ergonômicas, com proposições relativas a aspectos cognitivos, organizacionais e ambientais. Considera-se que a atenção aos aspectos levantados, identificados com a Análise Ergonômica do Trabalho, poderá contribuir para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores da instituição.Florianópolis, SCProença, Rossana Pacheco da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaBiazus, Marisa Angela2012-10-17T20:12:36Z2012-10-17T20:12:36Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174489http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T02:36:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78856Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T02:36:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
title Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
spellingShingle Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
Biazus, Marisa Angela
Ergonomia
Ensino superior
Estudo e ensino
Tecnologia
Professores universitarios
Avaliação
Trabalho
title_short Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
title_full Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
title_fullStr Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
title_full_unstemmed Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
title_sort Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
author Biazus, Marisa Angela
author_facet Biazus, Marisa Angela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Proença, Rossana Pacheco da Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Biazus, Marisa Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Ensino superior
Estudo e ensino
Tecnologia
Professores universitarios
Avaliação
Trabalho
topic Ergonomia
Ensino superior
Estudo e ensino
Tecnologia
Professores universitarios
Avaliação
Trabalho
description Dissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T20:12:36Z
2012-10-17T20:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174489
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856
identifier_str_mv 174489
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652157034954752