Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Rangel Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251478
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
id UFSC_364a1d56e78cd7e949ec42c3dfcb92d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251478
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbridaEngenharia e gestão do conhecimentoEducação digitalBlockchains (Base de dados)Certificado digitalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.Este trabalho propõe um modelo conceitual de competências digitais, com indicadores para cada disciplina de graduação de matriz tecnológica e um protótipo de validação destas por certificação em blockchain, convergentes com as necessidades da sociedade do conhecimento. Por isso, identifica a aderência das competências digitais essenciais das disciplinas do BTIC, a partir das necessidades contemporâneas do mercado e encontradas na revisão bibliográfica; consolida indicadores de convergência do modelo com os professores do curso, interrelacionando com o conjunto de competências digitais relacionadas e análogas com cada disciplina do BTIC, considerando ainda as três áreas do curso (Tecnologias Digitais, Negócios Digitais e Educação e Cultura Digital), bem como constrói o modelo conceitual proposto, através de protótipos de micro certificados, em blockchain, nas disciplinas de Educação a Distância (EaD) e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir das competências digitais identificadas e aprendidas nelas. Em seu método, parte de uma revisão de literatura sobre o tema, por meio de uma pesquisa interdisciplinar quali-quanti com professores do curso, para consolidar o protótipo do modelo conceitual das disciplinas citadas. Com isso, desenvolveu-se o protótipo de certificação de competências digitais das disciplinas AVEA e EaD, para oferecer uma solução à Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação (CIT) do Centro de Tecnologia e Saúde (CTS) Araranguá e ao BTIC, como mecanismos de validação e verificação das competências digitais de acordo com as determinações da Política Nacional de Educação Digital. Nos principais resultados encontrados, observou-se que o hibridismo influencia na quantidade de competências digitais aprendidas nas disciplinas e que o curso está formando os estudantes em competências digitais de nível iniciante e intermediário, ao invés de avançado, como esperado para um curso de graduação de base tecnológica.Abstract: This study proposes a conceptual model of digital competences, with indicators for each graduation subject of technological matrix and a validation prototype of these through blockchain certification, converging with the needs of the knowledge society. Therefore, it identifies the adherence of essential digital skills of all disciplines to the BTIC curriculum, based on the contemporary needs of the market and found in the bibliographic review; consolidates model convergence indicators with course teachers, interrelating with the set of digital skills related and analogous to each BTIC subject, among other skills pointed out by specialists and the bibliographic review, also considering the three areas of the course (Digital Technologies, Digital Business and Education and Digital Culture), as well as builds and validates the proposed conceptual model, through two prototypes of micro certificates, in blockchain, in the disciplines of Distance Education (EaD) and Virtual Teaching and Learning Environments (AVEA), based on the digital skills identified and learned in them. In its method, it starts from a literature review on the subject, through a quali-quanti interdisciplinary research with professors of the course, to consolidate the prototype of the conceptual model of the mentioned disciplines. As a result, the prototype for certification of digital competences in the subjects AVEA and EaD was developed, to offer a solution to the Special Interdisciplinary Coordination in Information and Communication Technologies (CIT) of the Center for Technology and Health (CTS) Araranguá and to BTIC, as mechanisms for validating and verifying digital skills in accordance with the provisions of the National Policy on Digital Education. In the main results found, it was observed that hybridity influences the amount of digital skills learned in the subjects and that the course is training students in digital skills at a beginner and intermediate level, rather than at an advanced level, as expected for an undergraduate course in technological base.Spanhol, Fernando JoséSouza, Marcio Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSimon, Rangel Machado2023-10-17T23:21:15Z2023-10-17T23:21:15Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis198 p.| il.application/pdf384055https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251478porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T23:21:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251478Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-17T23:21:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
title Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
spellingShingle Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
Simon, Rangel Machado
Engenharia e gestão do conhecimento
Educação digital
Blockchains (Base de dados)
Certificado digital
title_short Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
title_full Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
title_fullStr Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
title_full_unstemmed Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
title_sort Educação digital superior: desenvolvendo as competências digitais no contexto da educação híbrida
author Simon, Rangel Machado
author_facet Simon, Rangel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spanhol, Fernando José
Souza, Marcio Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Rangel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Educação digital
Blockchains (Base de dados)
Certificado digital
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Educação digital
Blockchains (Base de dados)
Certificado digital
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-17T23:21:15Z
2023-10-17T23:21:15Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 384055
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251478
identifier_str_mv 384055
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 198 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652351166218240