Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lucas Leal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168559
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_36764725fe09167e1f93aeb865f5f271
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168559
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-lasAnalogiasEnsino de FísicaModelos para utilização de analogiasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO O presente trabalho tem por escopo analisar dificuldades relacionadas ao uso de analogias no ensino de Física, bem como identificar métodos para superá-las. A princípio, examina-se o conceito de analogia, suas potencialidades e objetivos no ensino em geral, e no de Física, em particular. Posteriormente, é feito um levantamento dos principais problemas provocados por comparações inadequadas ou mal utilizadas, resumidas em três grupos, que abrangem desde a elaboração da analogia, sua contextualização e linguagem até seus limites de validade. Por fim, passa-se ao exame de metodologias elaboradas com o fim específico de orientar a escolha e aplicação de analogias. A partir delas, bem como de dados colhidos em entrevistas com graduandos de Licenciatura em Física, são identificadas práticas e métodos destinados a potencializar os benefícios das analogias, e ao mesmo tempo minimizar seus riscos. Palavras-Chave: Analogias. Ensino de Física. Modelos para utilização de analogias.ABSTRACT The present work aims to analyse difficulties related to the use of analogies in the teaching of Physics, as well as to identify methods to overcome them. At first, we examine the concept of analogy, its potentialities and objectives in the teaching in general, and in Physics, in particular. Then, we investigate the main problems caused by inadequate or bad used comparisons, summarized in three categories, that comprise the elaboration of analogies, its contextualization and language, as well as its limits of validity. Lastly, we examine the methodologies proposed to guide the selection and use of analogies. Based on them, and on data collect from interviews with undergraduate Physics students, is possible to identify practices and methods designed to maximize the benefits of analogies, and at the same time to minimize its risks. Keywords: Analogies. Teaching of Physics. Analogical reasoning models.Alves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Lucas Leal de2016-09-23T17:53:29Z2016-09-23T17:53:29Z2016-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 páginasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168559porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:53:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168559Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-23T17:53:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
title Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
spellingShingle Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
Carvalho, Lucas Leal de
Analogias
Ensino de Física
Modelos para utilização de analogias
title_short Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
title_full Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
title_fullStr Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
title_full_unstemmed Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
title_sort Analogias no ensino de física: dificuldades e formas de contorná-las
author Carvalho, Lucas Leal de
author_facet Carvalho, Lucas Leal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves Filho, Jose de Pinho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lucas Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Analogias
Ensino de Física
Modelos para utilização de analogias
topic Analogias
Ensino de Física
Modelos para utilização de analogias
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T17:53:29Z
2016-09-23T17:53:29Z
2016-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168559
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 páginas
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652219760771072