PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: COSTA, LUCIANA DE ANDRADE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904
Resumo: O processo de Avaliação de Aprendizagem é constituído essencialmente por ações de coleta e de análise de dados referentes à aprendizagem dos alunos (Palomba, Banta, 1999) e corresponde a um processo tanto para a gestão escolar quanto para a gestão universitária. O objetivo deste artigo – pertencente ao eixo temático Gestão do Ensino nas Instituições de Educação Superior – é examinar as etapas de planejamento do processo de Avaliação de Aprendizagem no curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Descrevem-se e analisam-se as etapas de definição dos objetivos e das metas de aprendizagem, de desenvolvimento das rubricas, de mapeamento do currículo e de definição dos instrumentos de avaliação. O exame das etapas de planejamento do processo no GIL evidencia não apenas a complexidade da implantação do processo como também a possibilidade de alinhamento entre seus princípios e as especificidades do curso.
id UFSC_369e53480d0a2ad9a10fdc03bc223771
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201904
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOO processo de Avaliação de Aprendizagem é constituído essencialmente por ações de coleta e de análise de dados referentes à aprendizagem dos alunos (Palomba, Banta, 1999) e corresponde a um processo tanto para a gestão escolar quanto para a gestão universitária. O objetivo deste artigo – pertencente ao eixo temático Gestão do Ensino nas Instituições de Educação Superior – é examinar as etapas de planejamento do processo de Avaliação de Aprendizagem no curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Descrevem-se e analisam-se as etapas de definição dos objetivos e das metas de aprendizagem, de desenvolvimento das rubricas, de mapeamento do currículo e de definição dos instrumentos de avaliação. O exame das etapas de planejamento do processo no GIL evidencia não apenas a complexidade da implantação do processo como também a possibilidade de alinhamento entre seus princípios e as especificidades do curso.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:53:27Z2019-11-26T14:53:27Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOSCOSTA, LUCIANA DE ANDRADEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:53:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:53:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS
title_short PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_fullStr PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_full_unstemmed PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
title_sort PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
author BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS
author_facet BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS
COSTA, LUCIANA DE ANDRADE
author_role author
author2 COSTA, LUCIANA DE ANDRADE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS
COSTA, LUCIANA DE ANDRADE
description O processo de Avaliação de Aprendizagem é constituído essencialmente por ações de coleta e de análise de dados referentes à aprendizagem dos alunos (Palomba, Banta, 1999) e corresponde a um processo tanto para a gestão escolar quanto para a gestão universitária. O objetivo deste artigo – pertencente ao eixo temático Gestão do Ensino nas Instituições de Educação Superior – é examinar as etapas de planejamento do processo de Avaliação de Aprendizagem no curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Descrevem-se e analisam-se as etapas de definição dos objetivos e das metas de aprendizagem, de desenvolvimento das rubricas, de mapeamento do currículo e de definição dos instrumentos de avaliação. O exame das etapas de planejamento do processo no GIL evidencia não apenas a complexidade da implantação do processo como também a possibilidade de alinhamento entre seus princípios e as especificidades do curso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:53:27Z
2019-11-26T14:53:27Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652037890506752