PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904 |
Resumo: | O processo de Avaliação de Aprendizagem é constituído essencialmente por ações de coleta e de análise de dados referentes à aprendizagem dos alunos (Palomba, Banta, 1999) e corresponde a um processo tanto para a gestão escolar quanto para a gestão universitária. O objetivo deste artigo – pertencente ao eixo temático Gestão do Ensino nas Instituições de Educação Superior – é examinar as etapas de planejamento do processo de Avaliação de Aprendizagem no curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Descrevem-se e analisam-se as etapas de definição dos objetivos e das metas de aprendizagem, de desenvolvimento das rubricas, de mapeamento do currículo e de definição dos instrumentos de avaliação. O exame das etapas de planejamento do processo no GIL evidencia não apenas a complexidade da implantação do processo como também a possibilidade de alinhamento entre seus princípios e as especificidades do curso. |
id |
UFSC_369e53480d0a2ad9a10fdc03bc223771 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201904 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOO processo de Avaliação de Aprendizagem é constituído essencialmente por ações de coleta e de análise de dados referentes à aprendizagem dos alunos (Palomba, Banta, 1999) e corresponde a um processo tanto para a gestão escolar quanto para a gestão universitária. O objetivo deste artigo – pertencente ao eixo temático Gestão do Ensino nas Instituições de Educação Superior – é examinar as etapas de planejamento do processo de Avaliação de Aprendizagem no curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Descrevem-se e analisam-se as etapas de definição dos objetivos e das metas de aprendizagem, de desenvolvimento das rubricas, de mapeamento do currículo e de definição dos instrumentos de avaliação. O exame das etapas de planejamento do processo no GIL evidencia não apenas a complexidade da implantação do processo como também a possibilidade de alinhamento entre seus princípios e as especificidades do curso.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:53:27Z2019-11-26T14:53:27Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOSCOSTA, LUCIANA DE ANDRADEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:53:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:53:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
spellingShingle |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS |
title_short |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_fullStr |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
title_sort |
PARA ALÉM DA ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL: O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM (ASSURANCE OF LEARNING) EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
author |
BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS |
author_facet |
BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS COSTA, LUCIANA DE ANDRADE |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, LUCIANA DE ANDRADE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BECKER, JANAÍNA PIMENTA LEMOS COSTA, LUCIANA DE ANDRADE |
description |
O processo de Avaliação de Aprendizagem é constituído essencialmente por ações de coleta e de análise de dados referentes à aprendizagem dos alunos (Palomba, Banta, 1999) e corresponde a um processo tanto para a gestão escolar quanto para a gestão universitária. O objetivo deste artigo – pertencente ao eixo temático Gestão do Ensino nas Instituições de Educação Superior – é examinar as etapas de planejamento do processo de Avaliação de Aprendizagem no curso de graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Descrevem-se e analisam-se as etapas de definição dos objetivos e das metas de aprendizagem, de desenvolvimento das rubricas, de mapeamento do currículo e de definição dos instrumentos de avaliação. O exame das etapas de planejamento do processo no GIL evidencia não apenas a complexidade da implantação do processo como também a possibilidade de alinhamento entre seus princípios e as especificidades do curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:53:27Z 2019-11-26T14:53:27Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652037890506752 |