Educar-cuidar: práticas de pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94294 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010 |
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Educar-cuidar: práticas de pais sociais em instituições de acolhimento de crianças e adolescentesPsicologiaAssistência a menoresAssistencia à juventudeAcolhimentoEducadoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010O atendimento prestado pelos profissionais que atuam em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes no Brasil constitui-se em uma área de investigação crescente, principalmente no aspecto da qualificação dos serviços prestados. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo qualitativo foi caracterizar as práticas realizadas por pais sociais em instituições do tipo casa lar. Participaram dez profissionais, sendo utilizadas a observação participante e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Utilizou-se a teoria fundamentada empiricamente para a análise dos dados, expressos em categorias. Os resultados mostraram que os pais sociais tinham um conhecimento restrito sobre as atribuições legais de sua profissão e se identificavam com os pais biológicos em sua função de cuidar. As práticas realizadas por eles eram relacionadas ao ambiente doméstico, de cuidados e de educação da criança e do adolescente. Os pais sociais percebiam que seu trabalho era benéfico ao desenvolvimento do abrigado, por serem referências cognitivas, sociais e de afeto. As dificuldades percebidas para a realização do trabalho foram a falta de tempo para interagir com as crianças e adolescentes, a ruptura de vínculos, o envolvimento emocional, a falta de privacidade e de autoridade na instituição. A relação positiva com os acolhidos e o suporte social e institucional foram identificados como facilitadores de seu trabalho. Como conclusão, ressalta-se a necessidade de capacitação técnica, de espaços de escuta de emoções e de motivação dos pais sociais, bem como da revisão de alguns parâmetros reguladores de sua profissão.Moré, Carmen Leontina Ojeda OcampoUniversidade Federal de Santa CatarinaSperancetta, Andressa2012-10-25T08:24:27Z2012-10-25T08:24:27Z2012-10-25T08:24:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis311 p.| grafs., tabs.application/pdf280486http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94294porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T14:29:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94294Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T14:29:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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