Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano, Patricia Turazzi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206381
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
id UFSC_36e652d39a739b11ce6f668eb41801e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206381
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônicoArquiteturaAnimação por computadorArquiteturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.Esta pesquisa tem o objetivo principal de explorar o uso da animação como ferramenta de auxílio no desenvolvimento de ideias e sua concretização dentro do projeto de arquitetura e urbanismo, com aplicação de experimentos junto a discentes da graduação. A habilidade de representação está associada à capacidade de alcançar soluções de projeto, assim, tanto a maquete quanto o desenho são fundamentais dentro do andamento do projeto, uma vez que por meio desses instrumentos se amplia a compreensão de problemas arquitetônicos e das soluções possíveis. Portanto, quanto maior e mais diversificada a habilidade de representação de ideias que um projetista possui, maior é sua capacidade de desenvolver e responder aos problemas projetuais. Um aspecto difícil de ser devidamente analisado e representado com as ferramentas tradicionais são as dinâmicas presentes no espaço que irão dar o caráter a um lugar, dificuldade relacionada à natureza estática desses métodos. Logo, a incorporação de ferramentas dinâmicas no ateliê de projeto poderia enriquecê-lo. A investigação teve dois momentos: a revisão bibliográfica e a elaboração e aplicação de duas oficinas. A primeira etapa, o referencial teórico, focou em três temas: A) animação; B) processo de projeto em arquitetura; e C) uso da animação para o ensino de projeto em arquitetura. Na segunda etapa foram elaboradas as oficinas, posteriormente aplicada a estudantes de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Ao longo do trabalho evidenciou-se a relevância da utilização da técnica de animação nos ateliês de projeto, de modo que possibilitou aos acadêmicos novas formas de representar e entender o processo de projeto. A animação permitiu explorar elementos que dificilmente seriam abordados tão profundamente com outro ferramental em tão curto espaço de tempo como os aspectos dinâmicos e interativos entre o lugar e seus usuários.Abstract: The main objective of this research is to explore the use of animation as a tool to aid in the development of ideas and their implementation in the architecture and urban planning project. The ability of representation is associated with the ability to reach design solutions, so both - the model and the drawing, are fundamental in the development of projects, since through these instruments the understanding of architectural problems and possible solutions are increased. Therefore, the greater and more diversified the ability to represent ideas that a designer has, the greater is his ability to develop and respond design problems. One of the difficult aspects to be properly explored and represented with the traditional tools are the dynamics present in the space that will give the character to a place. This difficulty is related to the static character (or nature) of these traditional tools. Thus, the adding of dynamic tools into the design studio could improve it. The research had two stages: the bibliographic review and the elaboration and application of two workshops. The first stage, the theoretical reference, was focused on three themes: A) animation; B) architectural design process; and C) use of animation for the teaching of design in architecture. The second stage was to elaborate two workshops, later applied to undergraduate students of Architecture and Urbanism of the Federal University of Santa Catarina. As a result the work, the relevance of the use of the animation technique in the design studio emerged, because it allowed the students new ways of representing and understanding the design process. The animation allowed exploring elements that would hardly be approached as deeply with other tooling in short a time such as the dynamic and interactive aspects of the place and its users.Vaz, Carlos Eduardo VerzolaLuciano, Patricia Turazzi2020-03-31T15:29:49Z2020-03-31T15:29:49Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368055https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206381porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-27T15:38:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206381Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-27T15:38:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
title Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
spellingShingle Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
Luciano, Patricia Turazzi
Arquitetura
Animação por computador
Arquitetura
title_short Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
title_full Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
title_fullStr Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
title_full_unstemmed Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
title_sort Um estudo de técnicas de animação na aprendizagem do projeto arquitetônico
author Luciano, Patricia Turazzi
author_facet Luciano, Patricia Turazzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Carlos Eduardo Verzola
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano, Patricia Turazzi
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Animação por computador
Arquitetura
topic Arquitetura
Animação por computador
Arquitetura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-31T15:29:49Z
2020-03-31T15:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368055
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206381
identifier_str_mv 368055
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652238011236352