REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Almeida da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Ísis Portolan dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245055
Resumo: O presente artigo trata de um projeto de reabilitação do principal Centro Esportivo da cidade de Santa Maria/RS, e seu entorno. A metodologia foi dividida em: revisão teórica, levantamento de dados e síntese propositiva. A pesquisa contempla a revisão de estudos de caso e de referências de Centros Esportivos. O levantamento de dados do Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (Farrezão), foi de caráter exploratório. A partir daí, desenvolveu-se um diagnóstico estratégico que resultou na criação do conceito projetual, baseado na teoria de Homo Ludens de Huizinga (2000), do jogo como forma recreativa e de incentivo à sociabilização e fomentação cultural. Desta forma, apresenta-se uma proposta arquitetônica, com premissas de conectividade, inclusão social, e aproveitamento do existente, com espaços poliesportivos e recreativos. Este artigo demonstra que a reabilitação e a inovação de espaços esportivos degradados, podem proporcionar conexão dos usuários com o local, e também com seu entorno.
id UFSC_36e9ca0d74ce6a2eb0aa8f621ed0a504
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245055
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa MariaREABITA: a project for Santa Maria’s Farrezãoprojeto arquitetônico;homo ludens;jogo recreativo,espaço público.Architectonic project, homo ludens, recreative game, public space.O presente artigo trata de um projeto de reabilitação do principal Centro Esportivo da cidade de Santa Maria/RS, e seu entorno. A metodologia foi dividida em: revisão teórica, levantamento de dados e síntese propositiva. A pesquisa contempla a revisão de estudos de caso e de referências de Centros Esportivos. O levantamento de dados do Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (Farrezão), foi de caráter exploratório. A partir daí, desenvolveu-se um diagnóstico estratégico que resultou na criação do conceito projetual, baseado na teoria de Homo Ludens de Huizinga (2000), do jogo como forma recreativa e de incentivo à sociabilização e fomentação cultural. Desta forma, apresenta-se uma proposta arquitetônica, com premissas de conectividade, inclusão social, e aproveitamento do existente, com espaços poliesportivos e recreativos. Este artigo demonstra que a reabilitação e a inovação de espaços esportivos degradados, podem proporcionar conexão dos usuários com o local, e também com seu entorno.The present article concerns a rehabilitation project of the main Sports Centre of the city of Santa Maria/RS and its surroundings. The methodology was divided in three stages: theoretical review, data gathering and propositional synthesis. The research contemplates the literature review of case and reference studies of Sports Centers. The data survey of the Municipal Sports Center of Santa Maria (Farrezão) had an exploratory character. From that point, a strategic diagnosis was developed resulting on the creation of the project concept based on the Huizinga’s (2000) Homo Ludens theory of the game as a recreational form, and encourager of socialization and cultural promotion. In this manner, an architectural proposal is presented, with premises of connectivity, social inclusion and utilization of the existent space. This article demonstrates that the rehabilitation of degraded sports spaces are not only able to provide a connection of the users with the place, but also with its surroundings.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-13T14:28:06Z2023-03-13T14:28:06Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245055Silva, Mariana Almeida daSantos, Ísis Portolan dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T14:28:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245055Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-13T14:28:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
REABITA: a project for Santa Maria’s Farrezão
title REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
spellingShingle REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
Silva, Mariana Almeida da
projeto arquitetônico;
homo ludens;
jogo recreativo,
espaço público.
Architectonic project, homo ludens, recreative game, public space.
title_short REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
title_full REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
title_fullStr REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
title_full_unstemmed REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
title_sort REABITA: um projeto para o Farrezão de Santa Maria
author Silva, Mariana Almeida da
author_facet Silva, Mariana Almeida da
Santos, Ísis Portolan dos
author_role author
author2 Santos, Ísis Portolan dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Almeida da
Santos, Ísis Portolan dos
dc.subject.por.fl_str_mv projeto arquitetônico;
homo ludens;
jogo recreativo,
espaço público.
Architectonic project, homo ludens, recreative game, public space.
topic projeto arquitetônico;
homo ludens;
jogo recreativo,
espaço público.
Architectonic project, homo ludens, recreative game, public space.
description O presente artigo trata de um projeto de reabilitação do principal Centro Esportivo da cidade de Santa Maria/RS, e seu entorno. A metodologia foi dividida em: revisão teórica, levantamento de dados e síntese propositiva. A pesquisa contempla a revisão de estudos de caso e de referências de Centros Esportivos. O levantamento de dados do Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (Farrezão), foi de caráter exploratório. A partir daí, desenvolveu-se um diagnóstico estratégico que resultou na criação do conceito projetual, baseado na teoria de Homo Ludens de Huizinga (2000), do jogo como forma recreativa e de incentivo à sociabilização e fomentação cultural. Desta forma, apresenta-se uma proposta arquitetônica, com premissas de conectividade, inclusão social, e aproveitamento do existente, com espaços poliesportivos e recreativos. Este artigo demonstra que a reabilitação e a inovação de espaços esportivos degradados, podem proporcionar conexão dos usuários com o local, e também com seu entorno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2023-03-13T14:28:06Z
2023-03-13T14:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245055
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109815480320