Da leitura literária e suas invisibilidades: o lugar de Jorge Amado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hart, Rosane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204442
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.
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spelling Da leitura literária e suas invisibilidades: o lugar de Jorge AmadoLiteraturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.No período de 1941-1942, o escritor Jorge Amado esteve exilado em Buenos Aires e Montevidéu. Documentos referentes a esse período encontram-se no Acervo A Mala de Jorge Amado, no Núcleo de Literatura e Memória, na Universidade Federal de Santa Catarina. Esta pesquisa se utiliza das tratativas editoriais presentes na pasta História Editorial do Acervo [a partir da publicação de O país do Carnaval, em 1931, até a década 1950, com as primeiras traduções para o inglês] e de compêndios literários didáticos (de 1930 a 2018) para estabelecer um novo itinerário de leitura da obra de Jorge Amado procurando entender sua presença através da análise de compêndios literários utilizados no antigo Ginásio e no Ensino Secundarista, através das antologias literárias, a partir de 1930, representadas pelos compêndios: Antologia Nacional de Carlos de Laet e Fausto Barreto (edições de 1930 a 1958) e Antologia da Língua Portuguesa, de Estevão Cruz (edição de 1942). A análise se estendeu aos livros didáticos utilizados pelo Ensino Fundamental II e Ensino Médio ao se buscar a presença do escritor como leitura complementar ou obrigatória para Vestibulares. Escritor de uma vida literária profícua procurou-se entender através de Jorge Amado o processo de invisibilidades na educação literária.Abstract : In the period of 1941-1942, the writer Jorge Amado was exiled in Buenos Aires and Montevideo. Documents related to this period can be found in Collection The Suitcase of Jorge Amado, in the Center of Literature and Memory, at the Federal University of Santa Catarina. This research uses the editorial tracts present in the folder \"Editorial History of the Collection\" [from the publication of The country of the Carnival, in 1931, until the 1950s, with the first translations into English] and of didactic literary compendiums 1930 to 2018) to establish a new itinerary for reading the work of Jorge Amado trying to understand their presence through the analysis of literary compendiums used in the old Gymnasium and Secondary Education, through literary anthologies, from 1930, represented by the compendia: Anthology National of Carlos de Laet and Fausto Barreto (editions of 1930 to 1958) and Antologia of the Portuguese Language, of Estevão Cruz (edition of 1942). The analysis extended to textbooks used by Elementary School II and High School when looking for the presence of the writer as a complementary or compulsory reading for Vestibulares. Writer of a prolific literary life, it was tried to understand through Jorge Amado the process of invisibilities in literary education.Ramos, Tânia Regina OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaHart, Rosane2020-02-28T18:04:43Z2020-02-28T18:04:43Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis371 p.| il., gráfs.application/pdf363856https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204442porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:04:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204442Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:04:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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