Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marco Aurélio de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89798
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_379cef895ed5ed36845f0dac0f4d7d3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89798
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Marco Aurélio deBack, NelsonOgliari, Andre2012-10-23T02:49:49Z2012-10-23T02:49:49Z20072007248368http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89798Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente tese refere-se ao tema da inovação em produtos e, dentro deste, à ideação de novos produtos. Inicialmente, o pano de fundo é estendido: o dilema fundamental do empreendedor, que sabe que precisa inovar para auferir melhores resultados, mas, que tem aversão ao risco, é colocado. É demonstrado que este problema tem uma de suas raízes na má ideação de novos produtos. Em seguida, é delimitada a pesquisa, sendo estabelecido como objetivo desenvolver uma metodologia eficaz para a ideação, a qual fomente a produção de idéias verdadeiramente originais e, além disso, guie-se pelo critério da maximização do valor, de forma a que os resultados não descolem-se dos interesses mercadológicos. É apresentada, então, a fundamentação teórica do trabalho, na qual as fontes e os mecanismos de geração de idéias de novos produtos são descritos e discutidos. É dada atenção especial à metodologia TRIZ por, segundo a experiência do autor, ter o maior potencial para alcançar o lado do fomento à criatividade estabelecido como objetivo. A seguir, é fundamentada, formalizada e avaliada a metodologia proposta para a ideação de novos produtos, IDEATRIZ. Finalmente, o texto é encerrado com a conclusão de que a metodologia proposta atende ao objetivo definido, ou seja, é eficaz em combinar criatividade com a busca pela maximização do valor. Também são feitas recomendações para futuras pesquisas. This thesis is concerned with product innovation, and, more specifically, new product ideation. First, the entrepreneur´s dilemma is defined: entrepreneurs know they need to innovate in products, but they are also responsible for risk minimization. Both author´s experience and literature indicate that part of product innovation´s problems have roots in poor new product ideation. The research objective is then defined as developing an effective new product ideation methodology. Such methodology should be able to foster truly original ideas as well as be guided by value maximization. Secondly, the thesis theoretical background is presented. Idea sources and idea generation mechanisms are studied and analysed. Special attention is given to TRIZ methodology, because, in author´s experience, has the greatest potential for fostering original ideas. Then, a new product ideation methodology - IDEATRIZ - is presented and evaluated. Finally, conclusions are drawn: IDEATRIZ is an effective new product ideation methodology, since is effective in linking creativity and value maximization. Directions for future research are also pointed out.xxii, 232 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoProdutos novosPlanejamentoMetodologiaMetodologia ideatriz para a ideação de novos produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL248368.pdfapplication/pdf5161913https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89798/1/248368.pdfeaf51b36a5ab30d7feff470e0971eea7MD51THUMBNAIL248368.pdf.jpg248368.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89798/2/248368.pdf.jpgbe7a7ff2dd0c23bdcb545468433f9c0fMD52123456789/897982013-05-03 23:45:35.081oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89798Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T02:45:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
title Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
spellingShingle Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
Carvalho, Marco Aurélio de
Engenharia de produção
Produtos novos
Planejamento
Metodologia
title_short Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
title_full Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
title_fullStr Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
title_full_unstemmed Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
title_sort Metodologia ideatriz para a ideação de novos produtos
author Carvalho, Marco Aurélio de
author_facet Carvalho, Marco Aurélio de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marco Aurélio de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Back, Nelson
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ogliari, Andre
contributor_str_mv Back, Nelson
Ogliari, Andre
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Produtos novos
Planejamento
Metodologia
topic Engenharia de produção
Produtos novos
Planejamento
Metodologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2007
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T02:49:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T02:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89798
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 248368
identifier_str_mv 248368
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xxii, 232 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89798/1/248368.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89798/2/248368.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eaf51b36a5ab30d7feff470e0971eea7
be7a7ff2dd0c23bdcb545468433f9c0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805061792432128