Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_379cf6b634b6e02aceb18af3c0b443ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245897 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docenteEducação EspecialCovid-19Trabalho DocenteFlorianópolisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo geral entender as implicações a partir da pandemia da COVID-19 na Educação Especial, particularmente no trabalho docente das professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, nos anos de 2020 a 2022. Para tal foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise de documentos do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, assim como, um balanço da produção acadêmica acerca da temática, realizado nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, resultando em 17 trabalhos analisados. Concluímos que o projeto educacional já em voga para a Educação Especial, demarcado por uma individualização dos processos educativos e baseado em atividades, não foi alterado, mas intensificado com as estratégias educacionais justificadas pela pandemia. O ensino remoto foi uma imposição e uma escolha política e o isolamento social serve como justificativa para acelerar processos de individualização, mercantilização e plataformização da Educação Especial, tal qual o agravamento da redução e reinvenção da figura docente da Educação Especial.Florianópolis, SC.Garcia, Rosalba Maria CardosoUniversidade Federal de Santa Catarina.Carvalho, Giulia Gewehr de2023-05-18T15:40:15Z2023-05-18T15:40:15Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T15:40:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245897Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T15:40:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
title |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
spellingShingle |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente Carvalho, Giulia Gewehr de Educação Especial Covid-19 Trabalho Docente Florianópolis |
title_short |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
title_full |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
title_fullStr |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
title_sort |
Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente |
author |
Carvalho, Giulia Gewehr de |
author_facet |
Carvalho, Giulia Gewehr de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Rosalba Maria Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Giulia Gewehr de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Covid-19 Trabalho Docente Florianópolis |
topic |
Educação Especial Covid-19 Trabalho Docente Florianópolis |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 2023-05-18T15:40:15Z 2023-05-18T15:40:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652034575958016 |