Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Giulia Gewehr de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_379cf6b634b6e02aceb18af3c0b443ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245897
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docenteEducação EspecialCovid-19Trabalho DocenteFlorianópolisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Esta pesquisa teve como objetivo geral entender as implicações a partir da pandemia da COVID-19 na Educação Especial, particularmente no trabalho docente das professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, nos anos de 2020 a 2022. Para tal foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise de documentos do Ministério da Educação, da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, assim como, um balanço da produção acadêmica acerca da temática, realizado nas plataformas Scielo, Google Acadêmico e CAPES, resultando em 17 trabalhos analisados. Concluímos que o projeto educacional já em voga para a Educação Especial, demarcado por uma individualização dos processos educativos e baseado em atividades, não foi alterado, mas intensificado com as estratégias educacionais justificadas pela pandemia. O ensino remoto foi uma imposição e uma escolha política e o isolamento social serve como justificativa para acelerar processos de individualização, mercantilização e plataformização da Educação Especial, tal qual o agravamento da redução e reinvenção da figura docente da Educação Especial.Florianópolis, SC.Garcia, Rosalba Maria CardosoUniversidade Federal de Santa Catarina.Carvalho, Giulia Gewehr de2023-05-18T15:40:15Z2023-05-18T15:40:15Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T15:40:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245897Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T15:40:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
title Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
spellingShingle Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
Carvalho, Giulia Gewehr de
Educação Especial
Covid-19
Trabalho Docente
Florianópolis
title_short Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
title_full Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
title_fullStr Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
title_full_unstemmed Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
title_sort Pandemia Covid-19 e a Educação Especial: implicações para o trabalho docente
author Carvalho, Giulia Gewehr de
author_facet Carvalho, Giulia Gewehr de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Rosalba Maria Cardoso
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Giulia Gewehr de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Covid-19
Trabalho Docente
Florianópolis
topic Educação Especial
Covid-19
Trabalho Docente
Florianópolis
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2023-05-18T15:40:15Z
2023-05-18T15:40:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652034575958016