Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Simone Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240964
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2022.
id UFSC_383607e6fc2329947845257cc58756b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240964
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLemos, Simone VieiraGirardi, Daniel2022-10-21T16:59:45Z2022-10-21T16:59:45Z2022378623https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240964Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2022.Esta dissertação relata o desenvolvimento e aplicação de um produto didático, elaborado para o componente curricular de Ciências, na unidade temática Matéria e Energia. Tem como objeto de conhecimento o estudo das propriedades físicas dos materiais. O produto está voltado aos estudantes do 5° ano do ensino fundamental (anos iniciais). Trata-se de uma atividade desenvolvida através do método de rotações de estações: neste caso, foram desenvolvidas quatro estações (experimentos), um guia do professor e quatro livretos. Cada livreto traz um conceito diferente: densidade, solubilidade, condutividade térmica e forças magnéticas. Em cada estação, os estudantes manuseiam os experimentos em grupo e exercem seu protagonismo juvenil através de diálogo e tomada de decisões. Para analisar e discutir o produto, a aplicação ocorreu com crianças que possuem a faixa etária de estudantes do 5º ano. Não foi possível aplicar em uma escola devido aos protocolos da Covid-19. Apesar da prática não ter acontecido da maneira que foi planejada, pode-se perceber que, através da autonomia e da interação com o grupo, os estudantes foram capazes de desenvolver a atividade proposta, bem como ter seu interesse e curiosidade científica despertados.Abstract: This dissertation reports the development and application of a didactic product designed for the curricular component of Science, within the thematic unit of Matter and Energy. Our object of study is a set of physical properties of materials. The product is aimed at students at the 5th year of elementary school and early years. The activity was developed through the station-rotation method. Here, four stations (experiments) were developed, accompanied by a teacher?s guide and four booklets. Each booklet deals with a different concept: density, solubility, thermal conductivity, and magnetic forces. At each station, students were able to handle the experiments as a group and exercise the student-centered approach through dialogue and decision-making. To analyze and discuss the effectiveness of the product, we applied it to children at the age of 5th-grade students. It was not possible to apply it within a school environment due to Covid-19 protocols. Although not taking place as originally planned, the application of the product showed that the proposed activities with autonomy and through group interaction, sparking their interest and curiosity for science.137 p.| il.porFísicaMassa (Física)Condutividade térmicaMateriais magnéticosSolução (Química)Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEF-B0015-D_produto.pdfPPEF-B0015-D_produto.pdfapplication/pdf580801https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/240964/-1/PPEF-B0015-D_produto.pdf6fe9bd3682b2d0915c1be0442b308badMD5-1123456789/2409642022-10-21 13:59:45.855oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240964Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:59:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
title Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
spellingShingle Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
Lemos, Simone Vieira
Física
Massa (Física)
Condutividade térmica
Materiais magnéticos
Solução (Química)
title_short Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
title_full Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
title_fullStr Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
title_full_unstemmed Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
title_sort Estudando as propriedades físicas dos materiais pela metodologia de rotação de estações
author Lemos, Simone Vieira
author_facet Lemos, Simone Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Simone Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Girardi, Daniel
contributor_str_mv Girardi, Daniel
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Física
Massa (Física)
Condutividade térmica
Materiais magnéticos
Solução (Química)
topic Física
Massa (Física)
Condutividade térmica
Materiais magnéticos
Solução (Química)
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-21T16:59:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-21T16:59:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240964
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 378623
identifier_str_mv 378623
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/240964/-1/PPEF-B0015-D_produto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fe9bd3682b2d0915c1be0442b308bad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805237727756288