A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. |
id |
UFSC_38783fb8ae6eb13c925ab06e8e4c9604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249928 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitudeEducação científica e tecnológicaBrancosRacismoRaçasRaçasYoutube (Recurso eletrônico)Relações raciaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.Os estudos críticos da branquitude nos apontam que a branquitude é entendida enquanto fruto de uma construção histórica e social, constituída a partir da racialidade branca e da ideia equivocada de existência de uma superioridade racial, resultando em sociedades estruturadas a partir de privilégios materiais e simbólicos conferidos aos brancos em detrimento dos não brancos. Privilégios esses que são desresponsabilizados, protegidos e mantidos silenciosamente pelos ?pactos narcísicos? da branquitude. O objetivo da presente dissertação foi identificar, problematizar e discutir formas possíveis em que a branquitude se manifesta em um espaço intrínseco das ciências: a Divulgação Científica (DC). Tendo o Brasil como um dos países que mais utilizam a plataforma YouTube, três vídeos abrigados na plataforma, pertencentes a rede de canais de DC ?Science Vlogs Brasil? (SVBR), foram escolhidos como material de análise documental. Utilizando como referência os estudos de intelectuais como Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, e outros, alguns dos aspectos e manifestações da branquitude foram identificados nos vídeos analisados (sem a intenção de esgotamentos). Pudemos reconhecer algumas manifestações possíveis da branquitude através, por exemplo, do silenciamento acerca das questões raciais ao tratar das temáticas nos audiovisuais. Além disso, o uso de termos, imagens, gestos e o próprio uso da autoridade racial e/ou acadêmica, estiveram presentes nesses espaços. Entendemos que todos esses aspectos, de certa forma, estão relacionados entre si e forjam estruturas de significado que fazem parte da manutenção da branquitude, estando também imbricados com os pactos da branquitude e o racismo estrutural.Abstract: Critical studies of whiteness indicate that whiteness is understood as the product of a historical and social construction, arising from white racial identity and the misguided notion of racial superiority, resulting in societies structured around material and symbolic privileges bestowed upon white individuals at the expense of non-white individuals. These privileges are absolved, protected, and silently maintained by the \"narcissistic pacts\" of whiteness. The objective of this dissertation was to identify, problematize, and discuss possible ways in which whiteness manifests in an intrinsic space of science: the scientific divulgation. Brazil is one of the countries that extensively uses the YouTube platform. Three videos hosted on the platform, belonging to the scientific divulgation channel network \"Science Vlogs Brasil\" (SVBR), were selected as documentary analysis material. Drawing upon the works of intellectuals such as Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, and others, some aspects and manifestations of whiteness were identified in the analyzed videos. We were able to recognize certain expressions of whiteness, such as the silence surrounding racial issues when addressing the topics in the audiovisuals contents. Also, we identified the use of terms, images, gestures, and the expression of racial and academic authority in the videos. We understand that all these aspects are interconnected and give rise to the production and maintenance of meaning structures that contribute to the perpetuation of whiteness, also being associated with the compacts of whiteness and structural racism.Linsingen, Irlan vonUniversidade Federal de Santa CatarinaQuadros, Carolina Luiza de2023-09-01T13:05:30Z2023-09-01T13:05:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il., gráfs.application/pdf382908https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T15:37:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249928Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-15T15:37:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
title |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
spellingShingle |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude Quadros, Carolina Luiza de Educação científica e tecnológica Brancos Racismo Raças Raças Youtube (Recurso eletrônico) Relações raciais |
title_short |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
title_full |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
title_fullStr |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
title_full_unstemmed |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
title_sort |
A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude |
author |
Quadros, Carolina Luiza de |
author_facet |
Quadros, Carolina Luiza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Linsingen, Irlan von Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Carolina Luiza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Brancos Racismo Raças Raças Youtube (Recurso eletrônico) Relações raciais |
topic |
Educação científica e tecnológica Brancos Racismo Raças Raças Youtube (Recurso eletrônico) Relações raciais |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-01T13:05:30Z 2023-09-01T13:05:30Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
382908 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928 |
identifier_str_mv |
382908 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
110 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652000933445632 |