A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Carolina Luiza de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
id UFSC_38783fb8ae6eb13c925ab06e8e4c9604
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249928
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitudeEducação científica e tecnológicaBrancosRacismoRaçasRaçasYoutube (Recurso eletrônico)Relações raciaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.Os estudos críticos da branquitude nos apontam que a branquitude é entendida enquanto fruto de uma construção histórica e social, constituída a partir da racialidade branca e da ideia equivocada de existência de uma superioridade racial, resultando em sociedades estruturadas a partir de privilégios materiais e simbólicos conferidos aos brancos em detrimento dos não brancos. Privilégios esses que são desresponsabilizados, protegidos e mantidos silenciosamente pelos ?pactos narcísicos? da branquitude. O objetivo da presente dissertação foi identificar, problematizar e discutir formas possíveis em que a branquitude se manifesta em um espaço intrínseco das ciências: a Divulgação Científica (DC). Tendo o Brasil como um dos países que mais utilizam a plataforma YouTube, três vídeos abrigados na plataforma, pertencentes a rede de canais de DC ?Science Vlogs Brasil? (SVBR), foram escolhidos como material de análise documental. Utilizando como referência os estudos de intelectuais como Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, e outros, alguns dos aspectos e manifestações da branquitude foram identificados nos vídeos analisados (sem a intenção de esgotamentos). Pudemos reconhecer algumas manifestações possíveis da branquitude através, por exemplo, do silenciamento acerca das questões raciais ao tratar das temáticas nos audiovisuais. Além disso, o uso de termos, imagens, gestos e o próprio uso da autoridade racial e/ou acadêmica, estiveram presentes nesses espaços. Entendemos que todos esses aspectos, de certa forma, estão relacionados entre si e forjam estruturas de significado que fazem parte da manutenção da branquitude, estando também imbricados com os pactos da branquitude e o racismo estrutural.Abstract: Critical studies of whiteness indicate that whiteness is understood as the product of a historical and social construction, arising from white racial identity and the misguided notion of racial superiority, resulting in societies structured around material and symbolic privileges bestowed upon white individuals at the expense of non-white individuals. These privileges are absolved, protected, and silently maintained by the \"narcissistic pacts\" of whiteness. The objective of this dissertation was to identify, problematize, and discuss possible ways in which whiteness manifests in an intrinsic space of science: the scientific divulgation. Brazil is one of the countries that extensively uses the YouTube platform. Three videos hosted on the platform, belonging to the scientific divulgation channel network \"Science Vlogs Brasil\" (SVBR), were selected as documentary analysis material. Drawing upon the works of intellectuals such as Maria Aparecida da Silva Bento, Lourenço Cardoso, Grada Kilomba, Lia Vainer Schucman, and others, some aspects and manifestations of whiteness were identified in the analyzed videos. We were able to recognize certain expressions of whiteness, such as the silence surrounding racial issues when addressing the topics in the audiovisuals contents. Also, we identified the use of terms, images, gestures, and the expression of racial and academic authority in the videos. We understand that all these aspects are interconnected and give rise to the production and maintenance of meaning structures that contribute to the perpetuation of whiteness, also being associated with the compacts of whiteness and structural racism.Linsingen, Irlan vonUniversidade Federal de Santa CatarinaQuadros, Carolina Luiza de2023-09-01T13:05:30Z2023-09-01T13:05:30Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il., gráfs.application/pdf382908https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T15:37:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249928Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-15T15:37:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
title A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
spellingShingle A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
Quadros, Carolina Luiza de
Educação científica e tecnológica
Brancos
Racismo
Raças
Raças
Youtube (Recurso eletrônico)
Relações raciais
title_short A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
title_full A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
title_fullStr A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
title_full_unstemmed A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
title_sort A divulgação científica pelo olhar dos estudos críticos da branquitude
author Quadros, Carolina Luiza de
author_facet Quadros, Carolina Luiza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linsingen, Irlan von
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Carolina Luiza de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Brancos
Racismo
Raças
Raças
Youtube (Recurso eletrônico)
Relações raciais
topic Educação científica e tecnológica
Brancos
Racismo
Raças
Raças
Youtube (Recurso eletrônico)
Relações raciais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01T13:05:30Z
2023-09-01T13:05:30Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 382908
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928
identifier_str_mv 382908
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652000933445632