Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227663 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
id |
UFSC_39353ec63c2cb0b802b71619b100608a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227663 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSantanna, Guilherme Hermes RomanoCampos, Fred Leite Siqueira2021-08-31T16:59:35Z2021-08-31T16:59:35Z2021-08-19https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227663TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Com o objetivo de reduzir custos e melhorar seu desempenho operacional, diversas empresas, em todo o mundo, estão utilizando o modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O CSC é capaz de concentrar os processos de apoio organizacionais para que sejam administrados por um único departamento a fim de realizar um trabalho rápido e de maior eficiência. O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise sobre os impactos da adoção do sistema dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) as empresas multinacionais sediadas na cidade de Budapeste. Buscou-se, também, abordar, neste trabalho, conceitos teóricos a respeito da teoria da firma assim como a abordagem dos principais CSC de Budapeste e os fatores econômicos, sociais, e geográficos da cidade. Foram utilizados como elementos metodológicos para a execução deste trabalho uma abordagem descritiva, explicativa e exploratória. Observou-se um aumento de mais de 80 empresas, desde o primeiro CSC em Budapeste, em 1989, e mais de 55 mil empregos nesse setor. Observaram-se, ainda, que pontos bastante chamativos para empresas estrangeiras que utilizam o CSC são: os baixos impostos cobrados e reformas tributárias que beneficiam o mercado externo e o elevado número de falantes de inglês no país, o que contribui para o aumento do número de empresas que utilizam o CSC. Conclui-se que a adoção de tais medidas, foi o que fez empresas conhecidas mundialmente (tais como: IBM ISSC e KLM Finance SSC) a optarem por Budapeste como base de suas atividades econômicas, o que explica a elevação do número de pessoal empregado nos CSC e o aumento de empresas, de fora da Hungria, que vêm se instalando do país.To reduce costs and improve their operational performance, several companies around the world are using the Shared Services Center (SSC) model. The SSC can concentrate organizational support processes so that they are managed by a single department to get the job done quickly and more efficiently. This paper aims to carry out an analysis of the impacts of adopting the Shared Services Centers (SSC) system on multinational companies headquartered in the city of Budapest. It was also sought to address, in this work, theoretical concepts regarding the theory of the firm as well as the approach of the main SSC of Budapest and the economic, social, and geographic factors of the city. A descriptive, explanatory, and exploratory approach was used as methodological elements for the execution of this work. There has been an increase of more than 80 companies since the first SSC in Budapest in 1989 and more than 55,000 jobs in this sector. It was also observed that very attractive points for foreign companies that use the SSC are: the low taxes levied and tax reforms that benefit the foreign market and the high number of English speakers in the country, which contributes to the increase in the number companies that use the SSC. It is concluded that the adoption of such measures was what made companies known worldwide (such as: IBM ISSC and KLM Finance SSC) to choose Budapest as the base of their economic activities, which explains the increase in the number of staff employed in the SSC and the increase of companies from outside Hungary that have been setting up in the country.105Florianópolis, SCCentros de Serviços CompartilhadosEmpresas MultinacionaisBudapesteAnálise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227663/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC.pdfTCC.pdfTCCapplication/pdf1951154https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227663/1/TCC.pdf6a160ea8e91f34d96b601e9bfa00a7e0MD51123456789/2276632021-08-31 13:59:36.01oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-31T16:59:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
title |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
spellingShingle |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste Santanna, Guilherme Hermes Romano Centros de Serviços Compartilhados Empresas Multinacionais Budapeste |
title_short |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
title_full |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
title_fullStr |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
title_full_unstemmed |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
title_sort |
Análise dos fatores organizacionais que influenciam na escolha e execução de Centros de Serviços Compartilhados em Budapeste |
author |
Santanna, Guilherme Hermes Romano |
author_facet |
Santanna, Guilherme Hermes Romano |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santanna, Guilherme Hermes Romano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Fred Leite Siqueira |
contributor_str_mv |
Campos, Fred Leite Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centros de Serviços Compartilhados Empresas Multinacionais Budapeste |
topic |
Centros de Serviços Compartilhados Empresas Multinacionais Budapeste |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-31T16:59:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-31T16:59:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227663 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227663/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227663/1/TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 6a160ea8e91f34d96b601e9bfa00a7e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805417229287424 |