Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Júnior, Elídio Louzada
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189358
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
id UFSC_3935534190b09e47a608cb6cf967f007
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189358
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XXHistória da educação matemática. Livro didático. Raiz quadrada.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.Esta investigação se insere no campo da história da educação matemática (HEM) e tem como objetivo escrutinar diferentes abordagens do algoritmo da raiz quadrada encontrados em livros didáticos de aritmética, publicados no período de 1879 a 1907. A pesquisa se apoia principalmente nas perspectivas teóricas de Wagner Rodrigues Valente relacionadas aos estudos da história da educação matemática, nas contribuições de Alain Choppin sobre categorizações históricas de livros didáticos e finalmente no conceito denominado de vulgata inaugurado por André Chervel. Utilizando o Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina, foram analisadas oito obras didáticas. Os resultados da pesquisa apontam que os autores das obras analisadas abordaram o algoritmo da raiz quadrada de pelo menos duas distintas formas. Esse conteúdo é majoritariamente tratado como separado das operações fundamentais, associado à “potência” ou em apêndices.Florianópolis, SCCosta, David AntônioUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes Júnior, Elídio Louzada2018-08-27T14:11:09Z2018-08-27T14:11:09Z2018-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisXX f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189358Open Accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2018-08-27T14:11:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189358Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-27T14:11:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
title Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
spellingShingle Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
Gomes Júnior, Elídio Louzada
História da educação matemática. Livro didático. Raiz quadrada.
title_short Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
title_full Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
title_fullStr Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
title_full_unstemmed Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
title_sort Abordagens do algoritmo da raiz quadrada lidas nos livros didáticos no Brasil: final do século XIX e na primeira década do século XX
author Gomes Júnior, Elídio Louzada
author_facet Gomes Júnior, Elídio Louzada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, David Antônio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Júnior, Elídio Louzada
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática. Livro didático. Raiz quadrada.
topic História da educação matemática. Livro didático. Raiz quadrada.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-27T14:11:09Z
2018-08-27T14:11:09Z
2018-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189358
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv XX f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246890577920