"People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Ketlyn Mara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135150
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
id UFSC_397357d4ae1661c9e03092b94ee7c22a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135150
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Ketlyn MaraCorseuil, Anelise Reich2015-09-22T04:11:02Z2015-09-22T04:11:02Z2015334408https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135150Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.Abstract : The subject of the present study consists of an analysis of the implications of graphic violence in the HBO miniseries Band of Brothers (Spielberg and Hanks prods. 2001), more specifically whether violence can be regarded as adding layers of meaning to the narrative or as only emphasizing the technological innovations in re-creating the rough battlefield environment. In ten episodes, Band of Brothers depicts the hardships of Easy Company, a group of paratroopers during the Second World War, as they struggle to survive until the end of the war. The theme of brotherhood permeates the miniseries and becomes a significant feature in the violent sequences. The scene analysis will focus on instances of extreme body damage and mutilation in the episodes as notions of cinematography and mise-en-scene from David Bordwell and Kristin Thompson are applied. The reverberation of the violent act will be analyzed in relation to the episodic narrative and the miniseries as a whole, by taking into consideration Seymour Chatman's notion of kernel and satellite scenes. The intertwined relationship of violent images and narrative flow of Band of Brothers will demonstrate that by focusing on the physical and emotional reverberations caused by violence, instead of highlighting shock value, the miniseries offers the opportunity of reflection upon human behavior and fragility during ruthless times.<br>O tema do presente estudo consiste na análise das implicações da violência gráfica na minissérie da HBO Band of Brothers (Spielberg e Hanks prods. 2001), mais especificamente se a violência pode adicionar camadas de significado a narrativa ou se apenas enfatiza as inovações tecnológicas na re-criação do ambiente hostil do campo de batalha. Em dez episódios, Band of Brothers retrata as dificuldades da Easy Company, um grupo de paraquedistas durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto eles lutam pela sobrevivência até o término da guerra. O tema de companheirismo permeia a minissérie e torna-se uma característica significante durante as sequências violentas. A análise de cena irá concentrar-se nos momentos de extremo dano e mutilação corporal dos soldados, aplicando as noções de cinematografia e mise-en-scene de David Bordwell and Kristin Thompson. A reverberação do ato violento será analisado em relação a estrutura da narrativa do episódio e da minissérie em geral, levando em consideração os conceitos de Seymour Chatman sobre cenas kernel e satellite. A relação intrínseca das imagens violentas e a narrativa de Band of Brothers demonstrará que ao focar nas consequências físicas e emocionais causadas pela violência, ao invés de salientar o efeito de choque, a minissérie oferece uma oportunidade de reflexão sobre o comportamento humano e a fragilidade da vida durante momentos cruéis.engLingua inglesaTelevisao -ProgramasViolencia"People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL334408.pdfapplication/pdf2422544https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135150/1/334408.pdf22f5c5ce75c24a6db4c8cfd2701b2b17MD51123456789/1351502015-09-22 01:11:02.22oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135150Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-22T04:11:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
title "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
spellingShingle "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
Rosa, Ketlyn Mara
Lingua inglesa
Televisao -
Programas
Violencia
title_short "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
title_full "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
title_fullStr "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
title_full_unstemmed "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
title_sort "People don't die like in Rambo": representations of violence in Band of Brothers
author Rosa, Ketlyn Mara
author_facet Rosa, Ketlyn Mara
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Ketlyn Mara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corseuil, Anelise Reich
contributor_str_mv Corseuil, Anelise Reich
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Lingua inglesa
Televisao -
Programas
Violencia
topic Lingua inglesa
Televisao -
Programas
Violencia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-22T04:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-22T04:11:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135150
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 334408
identifier_str_mv 334408
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135150
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135150/1/334408.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 22f5c5ce75c24a6db4c8cfd2701b2b17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805414639304704