Procedimento metodológico para a localização de pontos de parada e descanso em rodovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254851 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2023. |
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Procedimento metodológico para a localização de pontos de parada e descanso em rodoviasEngenharia de transportesSistemas de transportesMotoristas de caminhãoLocalizaçãoEstradasParadasTransporte rodoviário de cargaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2023.O transporte rodoviário é o principal meio de integração e escoamento de produtos no Brasil, movimentando 61% das cargas e 90% dos passageiros. As ocorrências envolvendo caminhões nas estradas geram custos sociais e econômicos e a falta de políticas de infraestrutura tem impactado a segurança viária. A Rodovia BR-101 é uma das principais rodovias do Brasil, com seus 4.080 quilômetros desempenha um papel importante na integração dos polos produtivos e no avanço econômico do país. Em Santa Catarina, seus 466 quilômetros têm a importante ligação no transporte de mercadorias e no deslocamento de pessoas com outros estados brasileiros, integrando-se ao corredor Mercosul. No entanto, com o aumento constante do volume de veículos, especialmente trânsitos, a rodovia enfrenta desafios relacionados à segurança no trânsito. A presença de portos, o transporte de grãos e veículos pesados ??torna o tráfego intenso e gera uma alta incidência de sinistros de trânsito. No primeiro semestre de 2018, a BR-101/SC registrou 55,3 acidentes a cada 100 km de extensão, de acordo com a CNT (Confederação Nacional do Transporte). Neste contexto, os Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros são importantes para a segurança e conforto dos motoristas e dos usuários que trafegam nas rodovias, porém, não há uma metodologia específica para determinar sua localização adequada. O estudo objetivou a aplicação de técnicas de Pesquisa Operacional, como uma programação linear para otimizar a localização das áreas de descanso, por meio de técnicas que envolvem a questão de onde instalar um objeto, considerando informações de demanda e capacidade dos serviços. O objetivo foi propor um modelo integrado de localização otimizado e representação cartográfica de áreas de descanso em rodovias nacionais, buscando regras de impacto para segurança viária, analisando visualmente os cenários, melhorando o conforto dos motoristas e reduzindo os custos associados aos sinistros de trânsito, otimizando o transporte de mercadorias melhorando a segurança viária. Destaca-se a importância do Sistema de Informação Geográfica (SIG) na tomada de decisões e na necessidade de novas tecnologias de informação para lidar com problemas complexos. A pesquisa buscou fornecer um procedimento metodológico para localização de áreas de descanso, com ênfase na segurança viária e na otimização do transporte de cargas. Para resolver o problema, o estudo concentrou-se na avaliação de Postos de Combustíveis existentes nas margens da rodovia, onde foram considerados 25 possíveis locais de parada com base em critérios de área igual ou superior a 15.000 m². Além disso, uma matriz de distância foi criada, calculando a distância entre o ponto médio de cada segmento homogêneo da rodovia e os postos de combustíveis em ambos os sentidos (norte e sul). O estudo também apresentou critérios qualitativos e quantitativos para incluir pesos aos segmentos homogêneos da rodovia, esses critérios incluíram taxas de sinistros de trânsito,geometria da via, iluminação, qualidade do pavimento, qualidade da sinalização, níveis de serviço (capacidade das vias), características urbanas ou rurais, presença de postos de polícia, postos de pesagem e postos de apoio. A combinação de critérios de segurança viária permitiu a identificação de locais ideais para essas áreas, sendo proposta no modelo a abertura de p= 2 medianas para cada sentido da rodovia, e por fim, comparando os resultados obtidos entre as duas técnicas, p-mediana e o Problema de Máxima Cobertura. Nesta pesquisa, foram delineadas dez etapas para o processo de localização das áreas de descanso, que proporcionaram um método abrangente e sistemático com foco na segurança viária e na otimização do transporte rodoviário.Abstract: Road transportation is the main means of integration and distribution of products in Brazil, accounting for 61% of freight and 90% of passengers. Incidents involving trucks on the roads generate social and economic costs, and the lack of infrastructure policies has impacted road safety. The BR-101 Highway is one of Brazil's main highways, with its 4,080 kilometers playing an important role in integrating productive centers and advancing the country's economy. In Santa Catarina, its 466 kilometers serve as a vital link in the transportation of goods and the movement of people to other Brazilian states, integrating with the Mercosur corridor. However, with the constant increase in vehicle volume, especially trucks, the highway faces challenges related to traffic safety. The presence of ports, the transportation of grains, and heavy vehicles make traffic intense and lead to a high incidence of traffic accidents. In the first semester of 2018, the BR-101/SC registered 55.3 accidents per 100 km of extension, according to the National Confederation of Transport (CNT). In this context, Truck Rest and Rest Areas are important for the safety and comfort of drivers and users traveling on highways. However, there is no specific methodology to determine their appropriate location. The study proposed the application of Operational Research techniques, such as linear programming, to optimize the location of rest areas, through techniques involving the question of where to install an object, considering demand information and service capacity. The objective was to propose an integrated model of optimized location and cartographic representation of rest areas on national highways, aiming to establish impact variables for road safety, visually analyzing scenarios, improving driver comfort, reducing costs associated with traffic accidents, and optimizing freight transportation by enhancing road safety. The importance of Geographic Information System (GIS) in decision-making and the need for new information technologies to deal with complex problems were highlighted. The research aimed to provide a methodological procedure for locating rest areas, with an emphasis on road safety and freight transportation optimization. To solve the problem, the study focused on evaluating existing Gas Stations along the highway, considering 25 possible stopping locations based on criteria of area equal to or greater than 15,000 m². In addition, a distance matrix was created, calculating the distance between the midpoint of each homogeneous segment of the highway and the gas stations in both directions (north and south). The study also considered qualitative and quantitative criteria to assign weights to the homogeneous segments of the highway. These criteria included traffic accident rates, road geometry, lighting, pavement quality, signage quality, service levels (road capacity), urban or rural characteristics, presence of police stations, weigh stations, and support stations. The combination of road safety criteria allowed the identification of ideal locations for these areas, with the model proposing the opening of p= 2 medians for each direction of the highway, and finally, comparing the results obtained between the two techniques, p-median and the Maximum Coverage Problem. In this research, ten steps were outlined for the process of locating rest areas, providing a comprehensive and systematic method focusing on road safety and road transportation optimization.Villarroel Dávalos, RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Fernanda Souza2024-03-26T23:23:19Z2024-03-26T23:23:19Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| tabs.application/pdf386688https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254851porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T23:23:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254851Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-26T23:23:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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