Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paula do Vale
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185421
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2017.
id UFSC_39cbf248885f391f610313bda49d3cdb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185421
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Paula do ValeMelo, ClaudioBarbosa Junior, Jader Riso2018-04-13T19:26:43Z2018-04-13T19:26:43Z2017350296https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185421Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2017.Aeronaves executivas voam em cruzeiro a aproximadamente 45 000 pés de altitude, o que significa temperaturas e pressões externas respectivamente da ordem de -60°C e 0,2 atm. O interior da aeronave, no entanto, é mantido em aproximadamente 22°C e 0,8 atm. As janelas da aeronave, portanto, são expostas a uma elevada taxa de transferência de calor, o que faz com que as lâminas mais externas se tornem frias. Dessa forma, o ar interno, mais quente e úmido, passa através do orifício de equalização de pressão e entra em contato com as lâminas frias, formando condensado, gelo e geada. Quanto mais visível esse processo, maior a percepção do usuário e pior para o fabricante da aeronave. Nesse trabalho estudou-se o processo de deposição de vapor d?água sobre janelas de aeronaves, com o intuito de gerar referências fenomenológicas para subsidiar o desenvolvimento de soluções passivas. Na frente numérica, desenvolveu-se i) um modelo unidimensional para prever o processo de mudança de fase sobre lâminas de janelas; ii) um modelo bidimensional para estimar a distribuição de temperatura em lâminas de janelas; iii) um modelo tridimensional também para estimar a distribuição de temperatura em lâminas de janelas; e iv) um modelo bidimensional para estimar o diâmetro e a posição das gotas formadas sobre superfícies com ângulo de contato não nulo. Além disso, propôs-se um Mapa de Processos de Mudança de Fase, específico para janelas de aeronaves. Na frente experimental, desenvolveu-se uma bancada experimental para reproduzir as condições psicrométricas de voo em solo. Além de reproduzir as condições de operação, o aparato permite o controle, medição e visualização dos parâmetros de interesse. Experimentos de apoio foram também realizados para medir o ângulo de contato, calor específico, propriedades ópticas, rugosidade, condutividade térmica, densidade dos materiais das janelas e teor de umidade, além de uma análise modal completa. Os resultados experimentais foram comparados com a previsões dos modelos matemáticos, obtendo-se um razoável nível de concordância em todos os casos. As previsões matemáticas foram ainda comparadas com resultados experimentais obtidos durante um voo instrumentado, obtendo-se também um razoável nível de concordância. Modelos e experimentos são únicos na literatura e representam uma contribuição significativa para o setor aeronáutico do Brasil e do exterior.Abstract : Executive jets fly at a cruising altitude of around 45 000 feet, which means external temperature and pressure of approximately -60 °C and 0.2 atm, respectively. The interior of the aircraft, however, is maintained at approximately 22 °C and 0.8 atm. The windows of the aircraft, therefore, are exposed to a high rate of heat transfer, which causes the outermost blades to become cold. In this way, the internal air, hotter and more humid, passes through the breather hole and comes in contact with the cold blades, forming condensate, ice and frost. The more visible this process is, the greater the user's perception and the worse for the aircraft manufacturer. In this work, the process of water vapor deposition on aircraft windows was studied with the purpose of generating phenomenological references to subsidize the development of passive solutions. On the numerical front, i) a one-dimensional model to predict the phase change process on window blades; ii) a two-dimensional model to estimate the temperature distribution on window blades; iii) a three-dimensional model also to estimate the temperature distribution on window blades; and iv) a two-dimensional model to estimate the diameter and position of droplets formed on surfaces with non-zero contact angle, were developed. In addition, a Phase Change Process Map, specific to aircraft windows, was proposed. On the experimental front, an experimental bench was developed to reproduce in land the psychometric flight conditions. In addition to reproducing the operating conditions, the apparatus allows the control, measurement and visualization of the parameters of interest. Supporting experiments were also carried out to measure the contact angle, specific heat, optical properties, roughness, thermal conductivity, density of window materials and moisture content, as well as a complete modal analysis. The experimental results were compared with the predictions of the mathematical models, obtaining a reasonable level of agreement in all the cases. The mathematical predictions were also compared with experimental results obtained during an instrumented flight, also obtaining a reasonable level of agreement. Models and experiments are unique in the literature and represent a significant contribution to the aeronautical sector in Brazil and abroad.xxxvi, 246 p.| il., gráfs., tabs.porEngenharia mecânicaCalorVapor -AeronavesAnálise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronavesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEMC1783-D.pdfPEMC1783-D.pdfapplication/pdf11647279https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/185421/-1/PEMC1783-D.pdfab6f46e19f2e7c246be632e57a88ec97MD5-1123456789/1854212018-04-13 16:26:44.75oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185421Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:26:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
title Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
spellingShingle Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
Pereira, Paula do Vale
Engenharia mecânica
Calor
Vapor -
Aeronaves
title_short Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
title_full Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
title_fullStr Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
title_full_unstemmed Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
title_sort Análise teórico-experimental do processo de deposição de vapor d'agua em janelas de aeronaves
author Pereira, Paula do Vale
author_facet Pereira, Paula do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paula do Vale
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Claudio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Barbosa Junior, Jader Riso
contributor_str_mv Melo, Claudio
Barbosa Junior, Jader Riso
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Engenharia mecânica
Calor
Vapor -
Aeronaves
topic Engenharia mecânica
Calor
Vapor -
Aeronaves
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-13T19:26:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-13T19:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185421
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 350296
identifier_str_mv 350296
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xxxvi, 246 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/185421/-1/PEMC1783-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab6f46e19f2e7c246be632e57a88ec97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805282917187584