O processo de aquisição da linguagem de crianças surdas com implante coclear em dois diferentes contextos: aplicação do método Extensão Média do Enunciado (EME) e apresentação de estudos dos estágios de aquisição com dados em Língua de Sinais
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158429 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015. |
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O processo de aquisição da linguagem de crianças surdas com implante coclear em dois diferentes contextos: aplicação do método Extensão Média do Enunciado (EME) e apresentação de estudos dos estágios de aquisição com dados em Língua de SinaisLinguísticaCriancas surdasLíngua brasileira de sinaisImplantes coclearesAquisição de linguagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.Este estudo faz uma análise contrastiva da aquisição da linguagem de duas crianças surdas com implante coclear em contextos diferentes: Bruno, filho de pais surdos, exposto à Língua Brasileira de Sinais (Libras) desde o nascimento, e ao Português após implante coclear (IC); e Tainá, filha de pais ouvintes, que teve acesso à Libras na escola com um ano de idade, e ao Português logo após o implante coclear. Foram analisadas as produções de linguagem dessas crianças enquanto interagiam com suas famílias em seus ambientes familiares, os dados foram coletados longitudinalmente entre o primeiro e o quarto ano de idade de cada criança. Este estudo utiliza a medida de Extensão Média do Enunciado (EME) ou Mean Length of Utterance (MLU) proposta por Brown (1973), para verificar a possibilidade de esta ser aplicada à Língua de Sinais e à Língua Portuguesa, e apresentar estudos dos estágios de aquisição com dados em Línguas de Sinais. Com base nos resultados, foi observado que a aquisição precoce da Língua de Sinais é de extrema importância para o desenvolvimento da criança surda, até mesmo antes do implante coclear. Além disso, constatou-se a dificuldade em comparar a Libras com o Português aplicando a EME, visto que são línguas de modalidade e gramática diferentes. Para as crianças com implante coclear, a Língua Brasileira de Sinais servirá como suporte linguístico para que a aquisição da Língua Portuguesa aconteça de forma mais espontânea, contrariando muitas hipóteses da medicina e de filosofias da educação que afirmam que a criança surda não deve ter contato com a Língua de Sinais antes de ser implantada, pois isso impediria a aquisição da língua falada.<br>Abstract : This study makes a contrastive analysis of the language acquisition of two deaf children with cochlear implant in different contexts: Bruno, son of deaf parents, exposed the Brazilian Sign Language (Libras) from birth, and to Portuguese after cochlear implant (CI); and Tainá, daughter of hearing parents, who had access to Libras in school at the age of one, and to Portuguese right after cochlear implantation. The language productions of these children were analyzed as they interacted with their families in their home environments. The data were collected longitudinally between the first and the fourth year of age of each child. This study uses the Extensão Média do Enunciado (EME) or Mean Length of Utterance (MLU) proposed by Brown (1973), to verify the possibility of this being applied to Sign Language and to Portuguese, and present studies of stages acquisition with data in Sign Language. Based on the results, it was observed that the early acquisition of Sign Language is of utmost importance for the development of deaf children, even before the cochlear implant. In addition, there was the difficulty of comparing Libras to Portuguese applying the EME, since they have a different type of language and grammar. For children with cochlear implant, the Brazilian Sign Language will serve as linguistic support for the acquisition of Portuguese happening more spontaneously, contrary to many assumptions of medicine and education philosophies which state that deaf child must not have contact with Sign Language before being deployed, as this would prevent the acquisition of spoken language.Quadros, Ronice Müller deUniversidade Federal de Santa CatarinaChristmann, Karina Elis2016-01-15T14:52:44Z2016-01-15T14:52:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 p.| il, grafs.application/pdf336821https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158429porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158429Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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