LIDERANÇA NA UFSC: IMPLICAÇÕES NA CONDUÇÃO DE EQUIPES
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181127 |
Resumo: | Este estudo objetiva compreender como alguns atributos importantes às questões de liderança, bem como a competência moral dos líderes está ligada a condução de equipes. O Relatório de Gestão do exercício 2015 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catariana), com relação à Gestão de Pessoas, menciona como fator de risco, a falta de capacitação das chefias no tocante a condução de equipes. Para analisar esse contexto, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental para compreendermos a administração pública e a cultura no serviço público com vistas aos pontos facilitadores e as dificuldades nas questões de liderança em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) numa reflexão mais holística e, consequentemente, em analogia com as implicações na condução de equipes. Conclui-se que a alternativa mais consistente a essa questão é da capacitação de líderes (chefias) para um envolvimento interdisciplinar afetivo, numa reconstrução do “chefe” voltada para a liderança democrática e transformacional como fator fundamental na condução de equipes na UFSC. |
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LIDERANÇA NA UFSC: IMPLICAÇÕES NA CONDUÇÃO DE EQUIPESAdministração públicaCultura no serviço públicoGestão de pessoasLiderançaEste estudo objetiva compreender como alguns atributos importantes às questões de liderança, bem como a competência moral dos líderes está ligada a condução de equipes. O Relatório de Gestão do exercício 2015 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catariana), com relação à Gestão de Pessoas, menciona como fator de risco, a falta de capacitação das chefias no tocante a condução de equipes. Para analisar esse contexto, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental para compreendermos a administração pública e a cultura no serviço público com vistas aos pontos facilitadores e as dificuldades nas questões de liderança em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) numa reflexão mais holística e, consequentemente, em analogia com as implicações na condução de equipes. Conclui-se que a alternativa mais consistente a essa questão é da capacitação de líderes (chefias) para um envolvimento interdisciplinar afetivo, numa reconstrução do “chefe” voltada para a liderança democrática e transformacional como fator fundamental na condução de equipes na UFSC.2017-11-17T18:14:16Z2017-11-17T18:14:16Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181127Mafra, MarluceSantana, Julival Queiroz deMafra, Marine Fernandaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:14:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181127Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:14:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Este estudo objetiva compreender como alguns atributos importantes às questões de liderança, bem como a competência moral dos líderes está ligada a condução de equipes. O Relatório de Gestão do exercício 2015 da UFSC (Universidade Federal de Santa Catariana), com relação à Gestão de Pessoas, menciona como fator de risco, a falta de capacitação das chefias no tocante a condução de equipes. Para analisar esse contexto, fez-se o uso da pesquisa qualitativa e como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental para compreendermos a administração pública e a cultura no serviço público com vistas aos pontos facilitadores e as dificuldades nas questões de liderança em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) numa reflexão mais holística e, consequentemente, em analogia com as implicações na condução de equipes. Conclui-se que a alternativa mais consistente a essa questão é da capacitação de líderes (chefias) para um envolvimento interdisciplinar afetivo, numa reconstrução do “chefe” voltada para a liderança democrática e transformacional como fator fundamental na condução de equipes na UFSC. |
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