A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114
Resumo: Tese
id UFSC_3a5a95fe89f8fa2cc09c20b96dd59455
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185114
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarizaçãoSurdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração socialTeseEste trabalho surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, a qual atuou como professora regente de Química e intérprete de Libras, com relação aos procedimentos de escolarização de surdos, em escolas de educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Essa inquietação surgiu com a observação de que, mesmo ao final do Ensino Médio, era evidente o despreparo dos alunos surdos com relação a conteúdos básicos. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a identificar alunos surdos inseridos em escolas regulares que vivenciem situações diferenciadas com relação à aprendizagem de Ciências; analisar as relações pedagógicas estabelecidas, a organização da prática pedagógica, os processos de avaliação e as bases de escolha dos docentes envolvidos; analisar o domínio da língua (Libras e língua portuguesa) e como estas se fazem presentes nos processos de ensino aprendizagem; e, por fim, analisar a consolidação da aprendizagem de conceitos em tais alunos. Adotamos a Epistemologia Qualitativa de González Rey para orientar a pesquisa empírica, a qual pressupõe a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Participaram desta pesquisa alunos e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa empírica envolveu observações, pesquisa documental, entrevistas, conversações, conversações provocativas e grupos focais. As análises permitiram fundamentar o fato de que as possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização da pessoa surda têm relação com fatores linguísticos e pedagógicos. Porém, nesta tese, constatamos que a aprendizagem dos sujeitos surdos está ainda mais diretamente ligada à constituição subjetiva do sujeito e sua relação com a surdez. Nesse aspecto, destacamos que o domínio de Libras exerce importante papel na relação do sujeito com sua situação de surdez, o que implica (e é implicado) em sua constituição subjetiva. Pretendemos com este estudo contribuir para um processo de escolarização mais eficiente para os alunos surdos.UNB2018-03-20T20:41:29Z2018-03-20T20:41:29Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:30:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:30:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
title A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
spellingShingle A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social
title_short A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
title_full A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
title_fullStr A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
title_full_unstemmed A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
title_sort A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
author RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
author_facet RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social
topic Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social
description Tese
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-03-20T20:41:29Z
2018-03-20T20:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114
identifier_str_mv RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNB
publisher.none.fl_str_mv UNB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652031139774464