A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_3a5a95fe89f8fa2cc09c20b96dd59455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185114 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarizaçãoSurdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração socialTeseEste trabalho surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, a qual atuou como professora regente de Química e intérprete de Libras, com relação aos procedimentos de escolarização de surdos, em escolas de educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Essa inquietação surgiu com a observação de que, mesmo ao final do Ensino Médio, era evidente o despreparo dos alunos surdos com relação a conteúdos básicos. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a identificar alunos surdos inseridos em escolas regulares que vivenciem situações diferenciadas com relação à aprendizagem de Ciências; analisar as relações pedagógicas estabelecidas, a organização da prática pedagógica, os processos de avaliação e as bases de escolha dos docentes envolvidos; analisar o domínio da língua (Libras e língua portuguesa) e como estas se fazem presentes nos processos de ensino aprendizagem; e, por fim, analisar a consolidação da aprendizagem de conceitos em tais alunos. Adotamos a Epistemologia Qualitativa de González Rey para orientar a pesquisa empírica, a qual pressupõe a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Participaram desta pesquisa alunos e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa empírica envolveu observações, pesquisa documental, entrevistas, conversações, conversações provocativas e grupos focais. As análises permitiram fundamentar o fato de que as possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização da pessoa surda têm relação com fatores linguísticos e pedagógicos. Porém, nesta tese, constatamos que a aprendizagem dos sujeitos surdos está ainda mais diretamente ligada à constituição subjetiva do sujeito e sua relação com a surdez. Nesse aspecto, destacamos que o domínio de Libras exerce importante papel na relação do sujeito com sua situação de surdez, o que implica (e é implicado) em sua constituição subjetiva. Pretendemos com este estudo contribuir para um processo de escolarização mais eficiente para os alunos surdos.UNB2018-03-20T20:41:29Z2018-03-20T20:41:29Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-08T17:30:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185114Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-08T17:30:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
title |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
spellingShingle |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social |
title_short |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
title_full |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
title_fullStr |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
title_full_unstemmed |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
title_sort |
A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização |
author |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
author_facet |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social |
topic |
Surdos - educação em ciências Língua de sinais - educação Surdos - integração social |
description |
Tese |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2018-03-20T20:41:29Z 2018-03-20T20:41:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114 |
identifier_str_mv |
RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A Pessoa Surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização. 2011. 266 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. UNB. Orientadora: Maria Carmen V. Rosa Tacca. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652031139774464 |