Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_3a6ebbb48b9acd0208dc69b8343b6c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196368 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?AlfabetizaçãoAlfabetizaçãoCriançaEnsinoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho é decorrente de indagações surgidas durante a formação acadêmica que instigaram essa pesquisa voltada para o campo da alfabetização e que tem como objetivo geral: compreender como o trabalho pedagógico na alfabetização em contexto de práticas sociais de leitura e escrita pode se tornar significativo para a criança. Como objetivos específicos delineiam-se os seguintes: refletir sobre a formação no curso de pedagogia e sua contribuição para a formação do alfabetizador e especificar em que consiste o trabalho do professor alfabetizador e como alfabetizar/letrar a criança de forma que faça sentido para ela. Para tanto, organizou-se em um primeiro momento uma breve reflexão sobre a formação no curso de Pedagogia recorrendo à memória, aos registros e ao vivido durante o processo de estágio. Em um segundo momento, buscouse aprofundar os conceitos de alfabetização e letramento, trazendo para a discussão o que é alfabetizar em contextos de práticas sociais de leitura e escrita, na intenção de apresentar possibilidades metodológicas que possam contribuir para dar sentido aos processos de alfabetização das crianças. Concluiu-se que ao longo de décadas a alfabetização vem sendo discutida, diversos métodos foram criados e muitas críticas foram feitas acerca dos diferentes modos de se alfabetizar as crianças. Faz-se necessário compreender que método é um caminho com várias possibilidades, que precisa ser visto sob vários ângulos que envolvem o processo de alfabetizar. Questões linguísticas, interacionais e socioculturais precisam ser consideradas. Só iremos alcançar nossa finalidade se iniciarmos nosso trabalho com as práticas de leitura e escrita, partindo das crianças e do que faz sentido para elas.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Kédima Coutinho de2019-05-29T20:18:20Z2019-05-29T20:18:20Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T20:18:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196368Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T20:18:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
title |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
spellingShingle |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? Oliveira, Kédima Coutinho de Alfabetização Alfabetização Criança Ensino |
title_short |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
title_full |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
title_fullStr |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
title_full_unstemmed |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
title_sort |
Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas? |
author |
Oliveira, Kédima Coutinho de |
author_facet |
Oliveira, Kédima Coutinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Aparecida Lapa de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Kédima Coutinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Alfabetização Criança Ensino |
topic |
Alfabetização Alfabetização Criança Ensino |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T20:18:20Z 2019-05-29T20:18:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652231661060096 |