Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kédima Coutinho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_3a6ebbb48b9acd0208dc69b8343b6c66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196368
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?AlfabetizaçãoAlfabetizaçãoCriançaEnsinoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho é decorrente de indagações surgidas durante a formação acadêmica que instigaram essa pesquisa voltada para o campo da alfabetização e que tem como objetivo geral: compreender como o trabalho pedagógico na alfabetização em contexto de práticas sociais de leitura e escrita pode se tornar significativo para a criança. Como objetivos específicos delineiam-se os seguintes: refletir sobre a formação no curso de pedagogia e sua contribuição para a formação do alfabetizador e especificar em que consiste o trabalho do professor alfabetizador e como alfabetizar/letrar a criança de forma que faça sentido para ela. Para tanto, organizou-se em um primeiro momento uma breve reflexão sobre a formação no curso de Pedagogia recorrendo à memória, aos registros e ao vivido durante o processo de estágio. Em um segundo momento, buscouse aprofundar os conceitos de alfabetização e letramento, trazendo para a discussão o que é alfabetizar em contextos de práticas sociais de leitura e escrita, na intenção de apresentar possibilidades metodológicas que possam contribuir para dar sentido aos processos de alfabetização das crianças. Concluiu-se que ao longo de décadas a alfabetização vem sendo discutida, diversos métodos foram criados e muitas críticas foram feitas acerca dos diferentes modos de se alfabetizar as crianças. Faz-se necessário compreender que método é um caminho com várias possibilidades, que precisa ser visto sob vários ângulos que envolvem o processo de alfabetizar. Questões linguísticas, interacionais e socioculturais precisam ser consideradas. Só iremos alcançar nossa finalidade se iniciarmos nosso trabalho com as práticas de leitura e escrita, partindo das crianças e do que faz sentido para elas.Florianópolis, SCAguiar, Maria Aparecida Lapa deUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Kédima Coutinho de2019-05-29T20:18:20Z2019-05-29T20:18:20Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T20:18:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196368Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T20:18:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
title Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
spellingShingle Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
Oliveira, Kédima Coutinho de
Alfabetização
Alfabetização
Criança
Ensino
title_short Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
title_full Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
title_fullStr Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
title_full_unstemmed Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
title_sort Apropriação do sistema de escrita em contexto de práticas sociais: como alfabetizar as crianças de modo que faça sentido para elas?
author Oliveira, Kédima Coutinho de
author_facet Oliveira, Kédima Coutinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Aparecida Lapa de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kédima Coutinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Alfabetização
Criança
Ensino
topic Alfabetização
Alfabetização
Criança
Ensino
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T20:18:20Z
2019-05-29T20:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652231661060096