Movimentos sociais e a construção de uma nova cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254464 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Direito. |
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Movimentos sociais e a construção de uma nova cidadaniaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Direito.O projeto civilizatório da modernidade encontra-se em crise. A modernidade racionalizou as esferas política, económica e cultural, tornando-as autónomas e livre das influências religiosas do Antigo Regime. No entanto, o desencantamento do mundo não se reduz ao triunfo da razão, embora esta seja uma poderosa arma crítica contra todos os totalitarismos e integrismos que submetem o homem a ordens diversas que não a sua vontade livre. É certo que o mundo atual aceita a idéia de modernidade, mas esta não pode ser definida apenas pela racionalização das diferentes esferas da vida social. A modernidade só se completa em par com a noção de subjetivação. Vale assim, então, presentificar o potencial emancipatório embutido na idéia de modernidade, trazendo à tona a valorização do sujeito. É o sujeito que pode recuperar a promessa de emancipação da modernidade ao lado da funcionalização da vida. Nestes termos, as lutas que se posicionam contra tudo o que tenta se impor como algo natural - fome, miséria, desigualdades sociais - são instrumentos de emancipação do indivíduo, transformando-o em ator social. Tem-se que, assim, realizar a passagem do indivíduo em Sujeito (ator) inserido nas relações sociais, sem contudo, deixar-se perder na identificação com o grupo, a coletividade. Por isso, a mudança nas ciências sociais de classe social para movimento social, até porque os conflitos não se travam mais somente entre capital e trabalho, tendo se expandido para todas as outras esferas de sociabilidade. A subjetivação coloca-se em oposição à submissão, como resistência a opressão dos determinismos que destroem a construção do sujeito livre. Não se pode perder de vista que este projeto pode também fracassar, podendo se distorcer para individualismos narcisistas, conformismo ou para um coletivismo totalizante. O sujeito não se constitui só pela razão, há sempre a possibilidade de uma regressão a estados anteriores à constituição de sua civilidade, e a psicanálise explica bem isso. Por isso, a necessidade de recuperar o sujeito em sua totalidade, tendo em vista os novos papéis assumidos por este num panorama de "radicalização da democracia" e 'universalização da cidadania", onde o ideal político libertário da modernidade possa se realizar já no presente e não se prorrogue para um futuro sempre por vir.Florianópolis, SC.Wolkmer, Antônio CarlosUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Thaisa de2024-02-27T15:54:15Z2024-02-27T15:54:15Z1998-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254464Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-02-27T15:54:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-27T15:54:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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