Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theis, I. M.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Meneghel, S. M., Bagattolli, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35694
Resumo: Desde que, no século XII, surgiram as primeiras Universidades , estas assumiram e refletiram peculiaridades do contexto social, econômico e político no qual estavam inseridas. No presente, a Universidade está desafiada a contribuir com a constituição de uma sociedade mais justa. É fato que ela vem buscando estreitar suas relações com a sociedade, inclusive com o Setor Produtivo [SP]. Um dos meios para concretizar o estreitamento de laços com o SP é pela via de Parques Tecnológicos e também de Incubadoras de Empresas. Aqui se parte da hipótese de que a FURB vem ampliando sua interação com a sociedade, inclusive com o SP da região em que ela se insere, assim contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Médio Vale do Itajaí. A pesquisa de que resulta o presente artigo mostrou que, embora ainda de forma incipiente, a FURB tem produzido e transferido conhecimento a partir de demandas que lhe são encaminhadas pela sociedade regional – aí incluído o SP. O propósito central deste artigo é examinar as modalidades de interação entre a FURB e o SP, bem como suas repercussões em termos de desenvolvimento regional a partir de casos selecionados – Instituto Gene, BLUSOFT e Parque Tecnológico Regional.
id UFSC_3b379afc6379035f22b38c41734a6fe5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35694
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURBDesde que, no século XII, surgiram as primeiras Universidades , estas assumiram e refletiram peculiaridades do contexto social, econômico e político no qual estavam inseridas. No presente, a Universidade está desafiada a contribuir com a constituição de uma sociedade mais justa. É fato que ela vem buscando estreitar suas relações com a sociedade, inclusive com o Setor Produtivo [SP]. Um dos meios para concretizar o estreitamento de laços com o SP é pela via de Parques Tecnológicos e também de Incubadoras de Empresas. Aqui se parte da hipótese de que a FURB vem ampliando sua interação com a sociedade, inclusive com o SP da região em que ela se insere, assim contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Médio Vale do Itajaí. A pesquisa de que resulta o presente artigo mostrou que, embora ainda de forma incipiente, a FURB tem produzido e transferido conhecimento a partir de demandas que lhe são encaminhadas pela sociedade regional – aí incluído o SP. O propósito central deste artigo é examinar as modalidades de interação entre a FURB e o SP, bem como suas repercussões em termos de desenvolvimento regional a partir de casos selecionados – Instituto Gene, BLUSOFT e Parque Tecnológico Regional.INPEAU2012-09-25T20:51:52Z2012-09-25T20:51:52Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35694Theis, I. M.Meneghel, S. M.Bagattolli, C.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T19:11:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T19:11:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
title Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
spellingShingle Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
Theis, I. M.
title_short Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
title_full Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
title_fullStr Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
title_full_unstemmed Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
title_sort Transferência de Conhecimento para o Setor Produtivo em Escala Regional: o Caso da FURB
author Theis, I. M.
author_facet Theis, I. M.
Meneghel, S. M.
Bagattolli, C.
author_role author
author2 Meneghel, S. M.
Bagattolli, C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theis, I. M.
Meneghel, S. M.
Bagattolli, C.
description Desde que, no século XII, surgiram as primeiras Universidades , estas assumiram e refletiram peculiaridades do contexto social, econômico e político no qual estavam inseridas. No presente, a Universidade está desafiada a contribuir com a constituição de uma sociedade mais justa. É fato que ela vem buscando estreitar suas relações com a sociedade, inclusive com o Setor Produtivo [SP]. Um dos meios para concretizar o estreitamento de laços com o SP é pela via de Parques Tecnológicos e também de Incubadoras de Empresas. Aqui se parte da hipótese de que a FURB vem ampliando sua interação com a sociedade, inclusive com o SP da região em que ela se insere, assim contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Médio Vale do Itajaí. A pesquisa de que resulta o presente artigo mostrou que, embora ainda de forma incipiente, a FURB tem produzido e transferido conhecimento a partir de demandas que lhe são encaminhadas pela sociedade regional – aí incluído o SP. O propósito central deste artigo é examinar as modalidades de interação entre a FURB e o SP, bem como suas repercussões em termos de desenvolvimento regional a partir de casos selecionados – Instituto Gene, BLUSOFT e Parque Tecnológico Regional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-25T20:51:52Z
2012-09-25T20:51:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35694
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652034573860864