Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Zelma Leal da Paixão
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83372
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_3b45ff31dafaf83a267790f2b5bdccde
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83372
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Zelma Leal da PaixãoCunha, Carlos Eduardo Freitas da2012-10-19T23:22:45Z2012-10-19T23:22:45Z20022002193150http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83372Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No mercado de automóveis, as montadoras normalmente competem no mesmo segmento, visando os mesmos perfis de clientes. As informações são coletadas do ambiente externo objetivando dados significativos que possam ser trabalhados previamente para antecipar as necessidades do consumidor. Quando a empresa tem um produto que é líder em seu segmento de mercado, as atenções são redobradas. Este trabalho originou-se da necessidade de entendimento, por parte da autora, da importância da antecipação das ações estratégicas no lançamento de um produto frente à entrada de novos produtos concorrentes no mercado automobilístico. Procurou-se descrever a estratégia de lançamento de um produto para minimizar a expectativa do impacto causado por um novo produto entrante, identificando a estratégia de marketing no lançamento de um produto como contra-ataque de um novo produto concorrente no mercado. Ficou-se atento à necessidade de ações antecipadas, previstas em um planejamento estratégico para manter e aumentar a competitividade de uma empresa no seu ramo de mercado, averiguando a possibilidade de visualizar as ameaças como oportunidades para manter a liderança em seu segmento de mercado.87 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoIndustria automobilisticaPlanejamentoAutomoveis -ComercioMarketing industrialEstratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL193150.pdfapplication/pdf599487https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83372/1/193150.pdf1ecbf7eeb7ce258be0887f29e530afddMD51TEXT193150.pdf.txt193150.pdf.txtExtracted Texttext/plain142419https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83372/2/193150.pdf.txte9007f0032ebee5f01df28f27dec1cf0MD52THUMBNAIL193150.pdf.jpg193150.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83372/3/193150.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/833722015-03-26 11:26:04.873oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83372Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-26T14:26:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
title Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
spellingShingle Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
Silva, Zelma Leal da Paixão
Engenharia de produção
Industria automobilistica
Planejamento
Automoveis -
Comercio
Marketing industrial
title_short Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
title_full Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
title_fullStr Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
title_full_unstemmed Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
title_sort Estratégias competitivas no combate aos novos produtos entrantes no mercado automobilístico: estudo de caso FIAT Uno Mille Smart
author Silva, Zelma Leal da Paixão
author_facet Silva, Zelma Leal da Paixão
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Zelma Leal da Paixão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Carlos Eduardo Freitas da
contributor_str_mv Cunha, Carlos Eduardo Freitas da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Industria automobilistica
Planejamento
Automoveis -
Comercio
Marketing industrial
topic Engenharia de produção
Industria automobilistica
Planejamento
Automoveis -
Comercio
Marketing industrial
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T23:22:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T23:22:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83372
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 193150
identifier_str_mv 193150
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.| il., tabs., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83372/1/193150.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83372/2/193150.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83372/3/193150.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ecbf7eeb7ce258be0887f29e530afdd
e9007f0032ebee5f01df28f27dec1cf0
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804929020690432