Antes que era bom, quando a água era boa e não precisava cultivar: uma etnografia sobre os avá-guarani da reserva indígena Tekoha Anhetete e o Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thiago Arruda Ribeiro dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167743
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2016
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spelling Antes que era bom, quando a água era boa e não precisava cultivar: uma etnografia sobre os avá-guarani da reserva indígena Tekoha Anhetete e o Programa Cultivando Água Boa da Itaipu BinacionalAntropologiaReservas indígenasÍndios GuaraniDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2016A construção da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, iniciada em 1973, trouxe inúmeras transformações nos territórios habitados por populações Avá-Guarani e Mbyá da Bacia Hidrográfica do rio Paraná. Tais transformações estiveram marcadas por uma atuação sistemática e violenta de órgãos estatais, que tinham como fim anular a presença de indígenas na área que seria alagada pela represa. No entanto, através de uma ampla mobilização envolvendo alianças com indígenas e não indígenas de todo o país, uma população Avá-Guarani resistiu ao megaempreendimento hidrelétrico, garantindo a criação da Reserva Indígena Avá-Guarani do Ocoí, município de São Miguel do Iguaçu, em 1982, a primeira área indígena do oeste do Paraná regularizada exclusivamente para um grupo Guarani. Em 1997 foi criada a Reserva Indígena Tekoha Anhetete, em Diamante do Oeste -PR, após outro período de mobilizações indígenas. Apesar de uma relação histórica marcada por tensões, negociações e conflitos com os indígenas, no ano de 2003, sob o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional anunciou uma nova missão institucional , baseada no desenvolvimento sustentável e materializada no Programa Cultivando Água Boa (CÁB), no qual os Guarani são contemplados em projetos assistenciais voltados à agricultura, pecuária, apicultura e artesanato, além de participar de cerimônias ditas tradicionais , publicamente divulgadas pelo CÁB. A presente pesquisa busca compreender as perspectivas Avá-Guarani em torno dessa nova relação estabelecida com a Itaipu Binacional, através de projetos assistenciais voltados à sustentabilidade. O material apresentado nesta pesquisa foi coletado através de um trabalho de campo na Reserva Indígena Tekoha Anhetete e se valeu de etnografia, entrevistas e histórias de vida. Em termos teóricos, a pesquisa utiliza um enfoque baseado em situações históricas com o intuito de visualizar o processo de composição do campo atual, onde se relacionam indígenas, Itaipu Binacional e outros atores e agências. Neste sentido, foi possível constatar que os projetos assistenciais na Tekoha Anhetete, sob uma perspectiva da sustentabilidade, estão associados a outras intencionalidades a cargo da Itaipu Binacional, como a manutenção de uma situação de ingerência dentro da Terra Indígena, ao ponto de alguns moradores a chamarem de Reserva da Itaipu, o fortalecimento do capital simbólico da empresa e o ocultamento da problemática territorial Guarani no oeste do Paraná, que segue latente até os dias atuais. <br>Abstract : The construction of the Itaipu Binational Hydroelectric Dam (IB), started in 1973, brought many transformations into the territories inhabited by the Avá-Guarani and Mbyá indigenous populations of the Paraná River Hydrographic Basin. These transformations were marked by a systematic and violent interaction of the state governments that had a plan to end the indigenous presence in the area that was flooded by the reservoir. However, through big demonstrations and protests involving alliances with the indigenous and non-indigenous communities of the entire country, one population of Avá-Guarani resisted the giant hydroelectric dam, by guaranteeing the creation of the Avá-Guarani of Ocoí Indigenous Reservation, located in São Miguel do Iguaçu, in 1982, the first indigenous area of the west of Paraná exclusively for the Guarani. In 1997, the Tekoha Anhetete Indigenous Reservation was created in Diamante do Oeste, Paraná, after another period of indigenous demonstrations and protests. Although it had a relation marked by tensions, conflicts and negotiations with the indigenous populations, in 2003, with the government of ex-president Luis Inácio Lula da Silva, the IB announced a new institutional mission , based on sustainable development. It was materialized in the Programa Cultivando Água Boa (CÁB) (in English: Good Water Cultivation Program). The Guarani are complemented with assistance projects focused on agriculture, livestock, beekeeping and craftworks, in addition to participating in traditional ceremonies, publicly divulged by the CÁB. The present study is to try to comprehend the Avá-Guarani perspective around that new relation established with the IB, through assistance projects returning to sustainability. The material presented in this study was collected through field work in the Tekoha Anhetete Indigenous Reservation through ethnography, interviews and oral life histories. In theoretical terms, the study utilizes a focus based on historical situations with the intention to visualize the process of actual composition in the reservation between the indigenous population, the IB, along with other actors and agencies. In this sense, it was possible to find that the assistance projects in the Tekoha Anhetete Indigenous Reservation, under a perspective of sustainability, are associated with other intentions in charge of the IB, such as maintaining a situation of interference with the Indigenous Land, to the point where some residents call it the Itaipu Reservation , strengthening the symbolic capital of the company and the concealment of the Guarani territorial problems in the west of Paraná, which continue to the present day.Ioris, Edviges MartaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Thiago Arruda Ribeiro dos2016-09-20T04:16:02Z2016-09-20T04:16:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis267 p.| ils., mapasapplication/pdf340493https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167743porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:16:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167743Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:16:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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