Utilização de jogos sérios no apoio da fixação de conhecimentos em sistemas fotovoltaicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venson, Ramon
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205253
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaVenson, RamonMarcelino, Roderval2020-03-31T13:32:53Z2020-03-31T13:32:53Z2018360947https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205253Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018O uso de novas tecnologias da informação tem sido observado por diversas experiências na área educacional com resultados positivos, valorizando seu emprego como alternativa às formas tradicionais de ensino. A área da engenharia, de importante papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social, enfrenta desafios para atrair e capacitar profissionais. Com o crescimento da participação da geração de energia elétrica por sistemas fotovoltaicos no abastecimento mundial, faz-se importante compreender os efeitos de novas tecnologias no processo de treinamento de profissionais nesta área. Uma nova tecnologia da informação que tem ganho destaque no campo educacional são os chamados Jogos Sérios, aplicações que buscam aliar o entretenimento habitual dos jogos digitais a processos como o de ensino, treinamento, propaganda e comunicação. O mercado deste tipo de ferramenta deve expandir nos próximos anos dado uma maior busca das empresas pela digitalização e adoção de realidade virtual no processo de treinamento e engajamento dos funcionários. Esta dissertação possui como proposta identificar características da utilização de um jogo sério no processo de ensino-aprendizagem de sistemas fotovoltaicos. Para isso foram selecionadas, por meio de pesquisa bibliográfica, metodologias para o desenvolvimento de jogos sérios e conteúdos relevantes explorados pela disciplina de Energia Solar Fotovoltaica. O jogo Phototype foi desenvolvido a partir do modelo Learning Mechanics Game Mechanics e seu enredo elaborado por meio do Heuristic Framework, tendo sido implementado por meio do motor de jogos Unity®.Sua avaliação foi feita por estudantes do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina por meio da utilização do jogo e posterior preenchimento de um questionário desenvolvido em escala Likert para identificar a percepção dos estudantes à usabilidade e às mecânicas de jogo e de aprendizado aplicadas pelo jogo sério. Os resultados desta avaliação indicaram que a maioria dos estudantes concordou com a utilização de jogos sérios no contexto da disciplina. O experimento realizado neste trabalho demonstra um caso de sucesso no engajamento de estudantes em conteúdos relacionados a sistemas fotovoltaicos, indicando que ferramentas deste tipo podem ser utilizadas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem e o engajamento de estudantes, ainda que de forma controlada e com públicos específicos.Abstract: The use of new information technologies has been observed by several educational experiences with positive results, valuing their employment as alternatives to traditional education forms. The engineering area, an important strategic role for economic and social development, faces challenges to attract and instruct professionals. With the increase of the participation of the photovoltaic systems in energy generation, it is important to understand the effects of new technologies in the process of training professionals in this area. A new information technology that has gained prominence in the educational field are the Serious Games, applications that seek to combine the usual entertainment of digital games with processes such as teaching, training, advertising and communication. The market for this type of tool should expand in the coming years due to a greater search of the companies for the digitalization and adoption of virtual reality in the process of training and employee engagement. This dissertation aims to identify characteristics of the use of a serious game in the teaching-learning of photovoltaic systems process. To this end, methodologies for the development of serious games and relevant contents explored by the Photovoltaic Solar Energy class were selected through bibliographic research. A game called Phototype was developed from the Learning Mechanics Game Mechanics model and its plot elaborated through the Heuristic Framework, having been implemented through the Unity® game engine. The evaluation was made by students of the Energy Engineering course in the Universidade Federal de Santa Catarina through the use of the game and the subsequent completion of a survey developed on a Likert scale to identify the students' perception of the usability and the game and learning mechanics applied by the serious game. The results of this evaluation indicated that the majority of students agreed with the use of serious games in the context of the Photovoltaic Systems class. The experiment carried out in this work demonstrates a successful case of students engaging in contents related to photovoltaic systems, indicating that tools of this type can be used to strengthen the teaching-learning process and student engagement, even though in a controlled manner and with specific audiences.153 p.| il., gráfs., tabs.porTecnologias da informação e comunicaçãoSistemas de energia fotovoltaicaUtilização de jogos sérios no apoio da fixação de conhecimentos em sistemas fotovoltaicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPTIC0052-D.pdfPTIC0052-D.pdfapplication/pdf4072860https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205253/-1/PTIC0052-D.pdf16012ca2389fc37efe9b299624755d03MD5-1123456789/2052532020-03-31 10:32:53.909oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:32:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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