A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mayara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196322
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_3c2c923fc433e661db0b856c39a1d033
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196322
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das criançasParticipação das criançasreuniões participativaspais na escolaColégio Aplicação/UFSCTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como problemática identificar, analisar e explorar quais são as contribuições que as Reuniões Participativas de crianças, pais professoras propiciam para o desenvolvimento das crianças na concepção das professoras do Colégio de Aplicação/UFSC. Também situa a proposta pedagógica que o grupo de Saberes e Práticas Pedagógicas do Colégio de Aplicação – SAPECA, traz desde o final da década de 1990 na perspectiva dos projetos de trabalho, pautadas em Fernando Hernández e realizadas pelo grupo desde a fundação do projeto nos anos 2000. Mediante uma pesquisa exploratória, pautada na análise de respostas do questionário enviado para as professoras do Colégio e de característica documental e bibliografia fundamentas nos textos norteadores que foram escritos pelas integrantes do grupo, principalmente no livro “Conversas de Escola” LAFFIN, et al., (2006) e no artigo “A Participação das Crianças em Diferentes Processos de Ensino e Avaliação” LAFFIN, et al.( 2009). Como principais resultados destaca-se que as Reuniões Participativas constituem práticas pedagógicas diferenciadas, na direção de se efetivarem mais um meio de produção de conhecimento que permite às crianças apropriação de conhecimentos anteriormente não internalizados ou mesmo, a apropriação de novos saberes.Florianópolis, SCLaffin, Maria Hermínia Lage FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Mayara2019-05-29T14:11:13Z2019-05-29T14:11:13Z2014-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis58 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196322porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:11:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196322Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T14:11:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
title A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
spellingShingle A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
Teixeira, Mayara
Participação das crianças
reuniões participativas
pais na escola
Colégio Aplicação/UFSC
title_short A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
title_full A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
title_fullStr A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
title_sort A concepção das professoras do Colégio de Aplicação sobre a contribuição das reuniões participativas para a aprendizagem das crianças
author Teixeira, Mayara
author_facet Teixeira, Mayara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Mayara
dc.subject.por.fl_str_mv Participação das crianças
reuniões participativas
pais na escola
Colégio Aplicação/UFSC
topic Participação das crianças
reuniões participativas
pais na escola
Colégio Aplicação/UFSC
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-03
2019-05-29T14:11:13Z
2019-05-29T14:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196322
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651894159048704