O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Airton
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122623
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_3c302f437369a404ea78d0e2d7035202
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122623
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012BiblioteconomiaCiência da informaçãoIniciação cientificaBolsas de pesquisaPesquisadoresFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2013.A presente pesquisa trata da análise do destino dos egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental, quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. Pretende-se que os resultados aqui apresentados possam contribuir com os esforços de melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC <br>This research deals with the analysis of the fate of graduates of Scientific Initiation Program in the context of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in the period 1990-2012, as well as their respective scientific productions. Aim to investigate the contribution of scientific initiation program UFSC in the process of training of researchers. Searching answer to the following question: IC UFSC program has been contributed to the training of researchers? As regards the method, the research is characterized as documentary, quantitative, exploratory, descriptive and survey. The results were the systematization of data in the Scientific Initiation of UFSC; mapping the destination of graduates and the investigation of which the preferred channels for the dissemination of their respective scientific productions according to the area of knowledge. It claims that the results presented in this work can contribute to efforts to improve the program, aiming to more significant results are achieved in relation to the investment made by both the CNPq as UFSC.Pinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Airton2014-08-06T17:09:50Z2014-08-06T17:09:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis204 p.| il., grafs., tabs.application/pdf324724https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122623porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:09:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122623Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:09:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
spellingShingle O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
Costa, Airton
Biblioteconomia
Ciência da informação
Iniciação cientifica
Bolsas de pesquisa
Pesquisadores
Formação
title_short O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_full O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_fullStr O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_full_unstemmed O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
title_sort O processo de formação de pesquisadores: análise do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012
author Costa, Airton
author_facet Costa, Airton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Adilson Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia
Ciência da informação
Iniciação cientifica
Bolsas de pesquisa
Pesquisadores
Formação
topic Biblioteconomia
Ciência da informação
Iniciação cientifica
Bolsas de pesquisa
Pesquisadores
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:09:50Z
2014-08-06T17:09:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 324724
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122623
identifier_str_mv 324724
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232400306176