CONHECIMENTOS FINANCEIROS NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO BRASIL E VENEZUELA
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131989 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar os conhecimentos sobre finanças pessoais que possuem os estudantes de Ciências Contábeis de duas universidades, uma brasileira e outra venezuelana. Para tanto se usou o modelo de Gilligan (2012), que inclui as seguintes dimensões: capital social (CS), autoeficácia percebida (AE), estresse financeiro (EF) e consideração das consequências futuras (CCF). Os dados foram obtidos numa survey com questionário e foram processados pela análise fatorial, análise de correlações e Anova. Por meio da análise fatorial se geraram os escores fatoriais da AE, EF e CCF, com os que se efetuaram as análises de correlações e as ANOVAs. Os resultados conjuntos para os estudantes dos dois países indicaram que a AE, medida como administração das finanças pessoais, se correlaciona com as ações que tratam das CCF imediatas. Por sua vez, o EF se associa com as CCF de longo prazo. As ANOVAs mostram que a alfabetização financeira é melhor nos estudantes cujos pais frequentaram o ensino superior e os respondentes com maiores rendas pessoais ou familiares sentem-se mais capacitados para gerir suas finanças. Na comparação dos dados por país se constata que os alunos brasileiros na amostra analisada possuem mais conhecimentos. |
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