A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Bárbara Lopes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197163
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_3c5c4f418c1ce5ec8d0afcef643e2df3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197163
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaçoE-bookliteratura infantilleitor contemporâneoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa tem como objetivo estudar a Literatura Infantil e sua adequação aos avanços tecnológicos digitais e de acessibilidade a estas novas ferramentas, em particular os livros eletrônicos, os e-books. Para isso, realizamos o mapeamento de e-books em sites, utilizando a ferramenta G o o g l e . Somando um total de 6 sites. A partir desse levantamento escolhemos dois sites para análise, um site de origem portuguesa (O Biblioteca de Livros Digitais) e um de origem brasileira, o Instituto Elo. A base teórica para a discussão que envolve este tema, baseou-se nos autores que trazem a historicidade da literatura infantil, seu surgimento no mundo e no Brasil. Entre eles Regina Zilberman (1982), Regina Zilberman e Marisa Lajolo (1987), Nelly Novaes Coelho (2000); os tipos de leitores que surgem a partir de acontecimentos históricos de Santaella (2004) e os indicativos de qualidadeparasiteseducativosdeCarvalho (2006).Constatou-sequeas tecnologias digitais possibilitam o surgimento de um leitor diverso do material impresso. Nasce o leitor contemporâneo, que não somente lê, masajudaaconstruir o texto-desfechosdaobra.No entanto,ose-books que encontramos nos sites mapeados ainda utilizam pouco os recursos tecnológicos disponíveis em sociedade. Mudando basicamente o suporte de leitura e em alguns a movimentação de uma animação da história e a narração. Sua leitura é linear e não permite escolhas por parte dos leitores na continuidade ou mudança da história.Florianópolis, SCDebus, ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Bárbara Lopes da2019-07-05T12:42:09Z2019-07-05T12:42:09Z2016-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197163info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-05T12:42:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197163Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-05T12:42:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
title A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
spellingShingle A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
Rosa, Bárbara Lopes da
E-book
literatura infantil
leitor contemporâneo
title_short A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
title_full A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
title_fullStr A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
title_full_unstemmed A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
title_sort A literatura para infância em e-book: navegando pelo ciberespaço
author Rosa, Bárbara Lopes da
author_facet Rosa, Bárbara Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Debus, Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Bárbara Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv E-book
literatura infantil
leitor contemporâneo
topic E-book
literatura infantil
leitor contemporâneo
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
2019-07-05T12:42:09Z
2019-07-05T12:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197163
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652188523692032