A dimensão pedagógica da filosofia, segundo Pierre Hadot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauxen, Paulo Junior Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251688
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
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spelling A dimensão pedagógica da filosofia, segundo Pierre HadotEducaçãoFilosofiaExercícios espirituaisConsciênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.No presente trabalho elaboramos algumas considerações acerca da dimensão pedagógica atribuída à filosofia pelo historiador e filósofo contemporâneo francês Pierre Hadot (1922 ? 2010). Com esse propósito em vista, tomando como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e como referencial teórico as próprias obras desse autor, assim como os trabalhos desenvolvidos por seus intérpretes sobre as questões pertinentes para a pesquisa desse tema, nosso estudo se desenvolve em três momentos principais. Em primeiro lugar, esclarecemos em seus aspectos mais gerais a concepção de filosofia mobilizada por esse autor, que ocupa o lugar de pano de fundo tanto em suas reconstituições históricas das filosofias antigas, quanto em suas próprias proposições filosóficas para o tempo presente, isto é, o modelo da filosofia como modo de vida e exercício espiritual. Após determinarmos que, para esse autor, o imperativo fundamental da filosofia foi (e, talvez, ainda deveria ser) não somente o desenvolvimento teórico e conceitual, mas sobretudo a busca concreta pela boa vida ou sabedoria, em segundo lugar, desenvolvemos então algumas considerações sobre o modo filosófico de viver específico que, para Pierre Hadot, a filosofia deveria nos preparar, cujo componente fundamental é a consciência cósmica. Partindo da hipótese de que a relevância desse componente cósmico se refere principalmente ao objetivo ulterior ético hadotiano por um modo de vida não-egoísta, em terceiro lugar, esclarecemos as perspectivas desse autor sobre a dimensão pedagógica da filosofia. Para ele, a tarefa educativa da filosofia surge no ínterim da consequente preocupação com as outras pessoas provocadas pela ruptura do egoísmo ocasionada na conscientização cósmica. Assim sendo, a tarefa de transformação existencial própria da filosofia, em última instância, conduz o filósofo à tarefa pedagógica de oferecer o ensino filosófico a outros. Ao final do trabalho esclarecemos que esse ensino filosófico, baseado no modelo de filosofia como modo de vida, deve possuir um impacto sobre os indivíduos e a sociedade que não é apenas teórico e conceitual, mas principalmente concreto e existencial.Abstract: In the present work, we elaborate some considerations about the pedagogical dimension attributed to philosophy by the contemporary French historian and philosopher Pierre Hadot (1922 ? 2010). With this purpose in mind, taking the bibliographical review as a methodological procedure and the author's own works as a theoretical reference, as well as the works developed by his interpreters on the pertinent questions for the research of this theme, our study unfolds in three main moments. First, we clarify in its most general aspects the conception of philosophy mobilized by this author, which occupies the background both in his historical reconstitutions of ancient philosophies, and in his own philosophical propositions for the present time, that is, the model of philosophy as a way of life and spiritual exercise. After determining that, for this author, the fundamental imperative of philosophy was (and perhaps still should be) not only the theoretical and conceptual development, but above all the concrete search for the good life or wisdom, secondly, we then develop some considerations about the specific philosophical way of living that, for Pierre Hadot, philosophy should prepare us, whose fundamental component is cosmic consciousness. Following the hypothesis that the relevance of this cosmic component refers mainly to the ultimate hadotian ethical goal of a non-egoistic way of life, thirdly, we clarify the perspectives of this author on the pedagogical dimension of philosophy. For him, the educational task of philosophy emerges in the interim of the consequent concern for other people provoked by the rupture of selfishness caused by cosmic awareness. Therefore, the task of existential transformation proper to philosophy, in the last instance, leads the philosopher to the pedagogical task of offering philosophical teaching to others. At the end of the work, we clarify that this philosophical teaching, based on the model of philosophy as a way of life, must have an impact on individuals and society that is not only theoretical and conceptual, but mainly concrete and existential.Hardt, Lúcia SchneiderUniversidade Federal de Santa CatarinaLauxen, Paulo Junior Batista2023-10-27T23:14:59Z2023-10-27T23:14:59Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 p.application/pdf384369https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251688porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T18:32:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251688Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-30T18:32:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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