Identificando Características de Organizações Intensivas em Conhecimento em Universidades: Um Estudo de Caso nas Instituições do Sistema ACAFE de Santa Catarina - Brasil
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/61476 |
Resumo: | O estudo identifica características de organizações intensivas em conhecimento em universidades. Parte-se do pressuposto de que organizações que desenvolvem atividades na área de educação são, em princípio, organizações intensivas em conhecimento. Para mapear as características que possam confirmar tal pressuposto, estruturou-se o estudo em 4 dimensões: organização e gestão, infra-estrutura, pessoas e tecnologia, através das quais elaborou-se o instrumento de pesquisa. O estudo foi desenvolvido através de um survey utilizando o trabalho de ANGELONI (2002), denominado Modelo Alternativo de Organização do Conhecimento . Os resultados atenderam as expectativas, mesmo apresentando alguns desvios em razão de o assunto tratado ser relativamente novo para as empresas e, mais especificamente para instituições de ensino superior. Conclui-se que as pesquisas acerca da gestão do conhecimento em IES, ainda são incipientes, acreditando-se que os resultados apresentados contribuirão para novas pesquisas e para que as IESs iniciem processos de suas transformações em organizações intensivas em conhecimento. |
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O estudo identifica características de organizações intensivas em conhecimento em universidades. Parte-se do pressuposto de que organizações que desenvolvem atividades na área de educação são, em princípio, organizações intensivas em conhecimento. Para mapear as características que possam confirmar tal pressuposto, estruturou-se o estudo em 4 dimensões: organização e gestão, infra-estrutura, pessoas e tecnologia, através das quais elaborou-se o instrumento de pesquisa. O estudo foi desenvolvido através de um survey utilizando o trabalho de ANGELONI (2002), denominado Modelo Alternativo de Organização do Conhecimento . Os resultados atenderam as expectativas, mesmo apresentando alguns desvios em razão de o assunto tratado ser relativamente novo para as empresas e, mais especificamente para instituições de ensino superior. Conclui-se que as pesquisas acerca da gestão do conhecimento em IES, ainda são incipientes, acreditando-se que os resultados apresentados contribuirão para novas pesquisas e para que as IESs iniciem processos de suas transformações em organizações intensivas em conhecimento. |
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