Práticas autogestionárias no trabalho: estudo de caso em uma universidade pública federal multicampi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216286 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020. |
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Práticas autogestionárias no trabalho: estudo de caso em uma universidade pública federal multicampiAdministraçãoUniversidades e faculdadesAutogestãoModelos organizacionaisAdministração públicaUniversidades e faculdades públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.A Administração Pública no Brasil tem passado por tentativas de reforma políticoadministrativa nas últimas décadas. As universidades públicas federais, que integram a estrutura do Estado, são abrangidas pelas reformas e incorporam modelos heterogestionários implementados no setor público de forma ampla. Adaptados da iniciativa privada, esses modelos não atingem as complexidades do ambiente universitário, gerando descompassos na gestão e no trabalho nessas instituições. Tendências contemporâneas na Administração Pública, no entanto, consideram uma participação maior da sociedade na tomada de decisões e na formulação de políticas públicas, estreitando a relação entre Estado e sociedade civil. As características desses novos formatos, que podem ser encontradas na literatura, mostram em muitos aspectos uma proximidade com as características da autogestão como modelo de organização e trabalho, despertando o interesse em analisá-la como possibilidade na universidade pública. À vista disso, este estudo propõe identificar e analisar que práticas estão presentes no cotidiano de trabalho e gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Joinville, e como contribuem para o desenvolvimento da autogestão ou reforçam modelos heterogestionários, analisando-se a autogestão como possibilidade no campus. Para tanto, é realizada uma pesquisa predominantemente qualitativa, de natureza básica, descritiva e explicativa, por meio de estudo de caso único. Utilizou-se da entrevista semiestruturada, observação direta participante, pesquisa documental e questionário como técnicas de coleta de dados, que foram analisados por meio da análise de conteúdo categorial. A análise dos dados possibilitou a identificação de práticas que serviram de base para a constituição de cinco categorias de análise, correspondentes a processo de tomada de decisão; relações de trabalho; estrutura e condições de trabalho; comunicação e fluxo de informações; e valores e princípios. O resultado desse estudo indica a coexistência de práticas autogestionárias e heterogestionárias, com predominância destas últimas em razão dos modelos burocrático e gerencial existentes na Universidade.Abstract: Public administration in Brazil has experienced attempts of political and administrative reforms in recent decades. Federal public universities, which are part of the state structure, are covered by the reforms and incorporate heterogestionaries models implemented in the public sector broadly. Adapted from the private sector, these models do not reach the complexities of the university environment, generating imbalances in the management and work in these institutions. However, contemporary trends in public administration consider greater participation of society in decision-making and the formulation of public policies, strengthening the relationship between the state and civil society. The characteristics of these new formats, which can be found in the literature, show in many ways a close proximity to the selfmanagement features like model of organization and work, arousing interest in analyzing it as a possibility in the public university. In view of this, this study aims to identify and analyze which practices are present in the daily work and management of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Joinville campus, and how they contribute to the development of selfmanagement or reinforce heterogestionary models, analyzing themselves self-management as a possibility on campus. For this purpose, a predominantly qualitative, basic, descriptive and explanatory research is carried out, through a single case study. Semi-structured interviews, direct participant observation, documentary research and questionnaires were used as data collection techniques, which were analyzed through the analysis of categorical content. The analysis of the data enabled the identification of practices that served as a basis for the constitution of five categories of analysis, corresponding to the decision-making process; work relationships; structure and working conditions; communication and information flow; and values and principles. The result of this study indicates a coexistence of self-management and heterogestionaries practices, with a predominance of these due the bureaucratic and managerial models existing at the University.Souza, Irineu Manoel deUniversidade Federal de Santa CatarinaHorn, Bernardo2020-10-21T21:27:43Z2020-10-21T21:27:43Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis283 p.| il., tabs.application/pdf369832https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216286porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216286Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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