O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185541 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_3ca8fc7196144e7b17af8a9bd8473a9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185541 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializadoEducaçãoJogos eletrônicosEducação inclusivaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.Este estudo se propôs investigar o uso de jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório de crianças público-alvo da educação especial. Os jogos utilizados fazem parte do sistema ?Escola do Cérebro?. Na pesquisa, abordamos aspectos da educação inclusiva e a importância da relação estabelecida entre contexto escolar e familiar, com vistas à potencialização do aprimoramento das Funções Executivas, com ênfase no controle inibitório. A partir de uma abordagem quali-quantitativa, contamos com uma amostra de oito crianças, as quais foram distribuídas em dois grupos, um controle e outro participante. O diferencial do último grupo foi o fato de ter acesso aos jogos digitais da Escola do Cérebro, com tablets disponibilizados pela pesquisa, para que fossem utilizados em casa, e suas famílias foram convidas a participar nesse contexto. A coleta de dados envolveu a aplicação de instrumentos respondidos por pais e professores, instrumento de acompanhamento de atividades realizadas no Atendimento Educacional Especializado, realização de testes psicológicos, além dos registros dos jogos digitais realizados no contexto familiar. Este estudo traz indicações de que o uso de jogos digitais pode favorecer o aprimoramento do controle inibitório para crianças em AEE. Nesse sentido, além de aprender a jogar o próprio jogo, esta aprendizagem também é transferida para outros contextos, conforme observamos em nossos resultados.Abstract : This study aimed to investigate the use of digital games for the improvement of the inhibitory control of children targeted by special education. The games used are part of the "Brain School" system. In the research, we approached aspects of inclusive education and the importance of the relationship established between school and family, with the objective of enhancing the Executive Functions, with emphasis on inhibitory control. From a qualitative-quantitative approach, we had a sample of eight children, which were distributed in two groups, one control and another participant. The differential of the last group was the fact that they had access to the digital games of Brain School, with tablets made available by the research, so that they could be used at home, and their families were invited to participate in this context. Data collection involved the application of instruments answered by parents and teachers, an instrument to monitor activities carried out in the Specialized Educational Assistance, psychological tests, and digital games records in the family context. This study provides indications that the use of digital games may favor the improvement of inhibitory control for children in Specialized Educational Assistance. In this sense, in addition to learning to play the game itself, this learning is also transferred to other contexts, as we observe in our results.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Fernanda Albertina2018-04-13T19:33:44Z2018-04-13T19:33:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf350948https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185541porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:33:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185541Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:33:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
title |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado Garcia, Fernanda Albertina Educação Jogos eletrônicos Educação inclusiva |
title_short |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
title_full |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
title_sort |
O uso dos jogos digitais para o aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado |
author |
Garcia, Fernanda Albertina |
author_facet |
Garcia, Fernanda Albertina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Daniela Karine Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Fernanda Albertina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Jogos eletrônicos Educação inclusiva |
topic |
Educação Jogos eletrônicos Educação inclusiva |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-13T19:33:44Z 2018-04-13T19:33:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
350948 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185541 |
identifier_str_mv |
350948 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652223942492160 |