Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Álefe da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252640
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
id UFSC_3cc47c4d2b9ce401b5fc2615d7e7a730
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252640
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leituraTecnologia educacionalJogos digitaisLeitura e letramentoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.É observado o forte impacto da tecnologia para a atualização dos métodos de ensino nas escolas, em foco nessa pesquisa para o fomento do incentivo à leitura e letramento. Dentro dessas tecnologias são abordados os jogos digitais, que podem servir como uma tecnologia de auxílio na educação. A biblioteconomia tem a oportunidade de trazer para si, implementações dessas tecnologias. Explorando os gêneros de jogos digitais e suas características, observa-se que o gênero de Roleplaying game se encaixa para o objetivo dessa pesquisa, que está em compreender como os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento da leitura. Isso contribui para a busca de resolução de algumas problemáticas encontradas atualmente no Brasil, o baixo nível em leitura, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura e a falta de atualização dos métodos de ensinos nas escolas. Para chegar no resultado, a pesquisa foi de cunho descritivo qualitativo e bibliográfico para o levantamento e tratamentos de dados, feita em bases de dados e plataformas de jogos digitais. Foram listados sete jogos de Role-playing game como exemplos de gênero que incentivam a prática da leitura no decorrer do game. Conclui-se então que os jogos digitais possuem potencial em auxiliar no incentivo ao desenvolvimento da leitura e do letramento nos estudantes, conciliando essa atividade como algo divertido e ampliando as possibilidades de atualização da educação e dos métodos de ensino, considerando que o letramento e desenvolvimento da leitura é algo intra e extraescolar.The strong impact of technology on updating teaching methods in schools is observed, with a focus on this research for the promotion of reading and literacy. Within these technologies, digital games are addressed, which can serve as a supportive technology in education. Library science has the opportunity to implement these technologies. By exploring the genres of digital games and their characteristics, it is observed that the Role-playing game genre aligns with the objective of this research, which is to understand how digital games can contribute to the development of reading. This contributes to addressing some of the problems currently found in Brazil, such as low levels of reading according to the Ministry of Education and Culture, and the lack of updating teaching methods in schools. To achieve the result, the research had a qualitative and bibliographic descriptive approach for data collection and analysis, conducted using databases and digital gaming platforms. Seven Role-playing games were listed as examples of a genre that encourages reading practice throughout the game. It is concluded that digital games have the potential to assist in promoting the development of reading and literacy in students, combining this activity with something fun and expanding the possibilities for educational updates and teaching methods. This is important considering that literacy and reading development occur both within and outside of the school environment.Florianópolis, SCBarros, Camila Monteiro deUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Álefe da Costa2023-12-08T18:58:43Z2023-12-08T18:58:43Z2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis33 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252640Florianópolis, SC.Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-08T18:58:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252640Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-08T18:58:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
title Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
spellingShingle Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
Silva, Álefe da Costa
Tecnologia educacional
Jogos digitais
Leitura e letramento
title_short Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
title_full Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
title_fullStr Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
title_full_unstemmed Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
title_sort Características dos jogos digitais que potencializam o incentivo à leitura
author Silva, Álefe da Costa
author_facet Silva, Álefe da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Camila Monteiro de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Álefe da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Jogos digitais
Leitura e letramento
topic Tecnologia educacional
Jogos digitais
Leitura e letramento
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08T18:58:43Z
2023-12-08T18:58:43Z
2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252640
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651888595304448