Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103670 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração. |
id |
UFSC_3cd65f44e0edc35f9c1ff5ab911b45cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103670 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael MooreDocumentárioRepresentaçãoCapitalismoMichael MooreTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração.Crises econômicas não se limitam aos aspectos financeiros, afetam a vida de muitos cidadãos despertando nestes o questionamento acerca do próprio sistema econômico. Neste sentido Michael Moore procura fazer uma análise do sistema capitalista em seu filme: “Capitalismo: Uma História de Amor” (2009), tendo como âncora a crise americana de 2008. Filmes documentários possuem certa intenção de verossimilhança com o real, informando e despertando seus espectadores para a reflexão acerca do tema. Desta forma, constituem-se como uma forma de representação da realidade social do sujeito que o produz. Este trabalho, de caráter descritivo, busca identificar uma “visão de mundo” do diretor Michael Moore a partir de seu filme, fazendo aporte a teoria das representações sociais de Moscovici. Desta forma, foram levantadas 4 categorias de análise, a saber: capitalismo, crise de 2008, comportamento das organizações (casos de fraudes, escândalos) e Wall Street. Ao final, há indícios uma “visão de mundo” de Moore, que seria perpassada por elementos que fogem as categorizações da pesquisa, estando presentes em todas elas. Como sua a ideia de igualdade e justiça; a face inescrupulosa das organizações e de certos conglomerados como Wall Street.Boeira, Sergio LuísUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Andre Luís da2013-07-18T13:00:57Z2013-07-18T13:00:57Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103670porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:31:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103670Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:31:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
title |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
spellingShingle |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore Rosa, Andre Luís da Documentário Representação Capitalismo Michael Moore |
title_short |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
title_full |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
title_fullStr |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
title_full_unstemmed |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
title_sort |
Crise, documentário e representação: uma análise do filme “Capitalismo: uma história de amor”, de Michael Moore |
author |
Rosa, Andre Luís da |
author_facet |
Rosa, Andre Luís da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boeira, Sergio Luís Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Andre Luís da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário Representação Capitalismo Michael Moore |
topic |
Documentário Representação Capitalismo Michael Moore |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Administração. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-07-18T13:00:57Z 2013-07-18T13:00:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103670 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652267096637440 |