EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241253 |
Resumo: | O presente ensaio objetiva refletir sobre a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física no âmbito da educação infantil. Nessa perspectiva, consideram-se os sentidos e os significados atribuídos ao movimento humano, o direito ao acesso à cultura corporal de movimento e os desafios do cotidiano pedagógico dessa etapa da educação básica. As discussões indicam a necessidade de diálogos em torno da construção de uma Educação Física da educação infantil, superando representações equivocadas sobre o seu papel e possibilitando uma docência compartilhada. |
id |
UFSC_3ce96bfcec2a76ac8e504b756f16b6e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241253 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICOCultura corporal de movimentoInfânciaDocência compartilhadaO presente ensaio objetiva refletir sobre a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física no âmbito da educação infantil. Nessa perspectiva, consideram-se os sentidos e os significados atribuídos ao movimento humano, o direito ao acesso à cultura corporal de movimento e os desafios do cotidiano pedagógico dessa etapa da educação básica. As discussões indicam a necessidade de diálogos em torno da construção de uma Educação Física da educação infantil, superando representações equivocadas sobre o seu papel e possibilitando uma docência compartilhada.2022-10-26T12:18:44Z2022-10-26T12:18:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241253Silveira, Julianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T12:18:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241253Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T12:18:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO Silveira, Juliano Cultura corporal de movimento Infância Docência compartilhada |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SOBRE MOVIMENTO, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIOS E DESAFIOS DO COTIDIANO PEDAGÓGICO |
author |
Silveira, Juliano |
author_facet |
Silveira, Juliano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura corporal de movimento Infância Docência compartilhada |
topic |
Cultura corporal de movimento Infância Docência compartilhada |
description |
O presente ensaio objetiva refletir sobre a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física no âmbito da educação infantil. Nessa perspectiva, consideram-se os sentidos e os significados atribuídos ao movimento humano, o direito ao acesso à cultura corporal de movimento e os desafios do cotidiano pedagógico dessa etapa da educação básica. As discussões indicam a necessidade de diálogos em torno da construção de uma Educação Física da educação infantil, superando representações equivocadas sobre o seu papel e possibilitando uma docência compartilhada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-26T12:18:44Z 2022-10-26T12:18:44Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241253 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651941433049088 |