ENLAÇANDO ESTUDOS SOBRE A COMPREENSÃO INTERDISCIPLINAR, UNIVERSIDADE E CONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131939 |
Resumo: | O presente artigo pretende refletir a perspectiva interdisciplinar na universidade na sociedade contemporânea, contextualizando-a e caracterizando. O texto busca conceituar a interdisciplinaridade na Universidade a partir da perspectiva de diversos autores estabelecendo relações entre elas, partindo do pressuposto de que a Universidade é uma instituição transecular e transnacional, além de ser difusora do conhecimento ela também tem um papel extremamente importante na sociedade atual visto que é necessário formar indivíduos dotados de opinião crítica, reflexivas e conscientes do ambiente em que vivem. Apostar na interdisciplinaridade significa defender um novo tipo de pessoa, mais aberta, flexível, solidária, democrática e crítica. De acordo com Santos (2000) “A interdisciplinaridade não deve ser entendida como uma panaceia, mas como uma possibilidade de contribuição para maior resolutividade dos problemas enfrentados, assim como para a identificação de um objeto comum a vários profissionais”. |
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