Análise de ocorrência de transientes hidráulicos em um sistema de adução de água através do modelo mike urban
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176188 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. |
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Análise de ocorrência de transientes hidráulicos em um sistema de adução de água através do modelo mike urbanSistema elevatórioTransientes HidráulicosGolpe de AríeteMIKE URBANTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.A ocorrência de transientes hidráulicos em canalizações sob pressão é um evento normal que acompanha qualquer alteração nas condições estacionárias de funcionamento do sistema. Porém, certas perturbações, como o fechamento rápido de válvulas ou corte de energia elétrica do bombeamento, podem ocasionar transientes hidráulicos de forte intensidade. A propagação das ondas de pressão geradas pode, então, danificar a tubulação e, por vezes, colocar todo o sistema em risco. O objetivo deste trabalho é simular as condições de regime transiente em uma adutora real em situação emergencial de corte de energia elétrica, de forma a garantir a segurança do sistema de abastecimento de água. Na primeira parte do trabalho é apresentado o desenvolvimento analítico do transiente hidráulico e a modelagem do regime permanente de acordo com as condições iniciais especificadas em projeto. O regime transiente foi simulado a partir do modelo numérico MIKE URBAN, disponibilizado pela DHI Water&Environment. Os parâmetros foram estimados ou recalculados de acordo com a literatura. As condições de contorno utilizadas foram a carga piezométrica de 207,1 m e a vazão de 1.100 m3/h. Foram analisados três cenários, para diferentes tipos de vinculação do sistema. O nó de interesse caracterizou-se pelo ponto imediatamente a jusante da válvula de fechamento rápido, que antecede o sistema bombeador. A carga máxima alcançada pela onda de choque neste nó foi de 370,6 mca, correspondente à sobrepressão de 203,1 mca. Enquanto que, a pressão mínima estimada foi de - 10,33 mca (vácuo absoluto). Os resultados confirmaram valores máximos de pressão para a simulação considerando a vinculação de maior rigidez e a necessidade, neste caso, de implementação de dispositivos de controle.Florianópolis, SC.Franco, DavideUniversidade Federal de Santa CatarinaMattiello, Júlia Zucchetti2017-06-02T19:41:28Z2017-06-02T19:41:28Z2017-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176188porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-02T19:41:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176188Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-02T19:41:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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