Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzi, Karina Smania de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235657
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
id UFSC_3e20f856bda2ec68d10dcc44115376d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235657
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLorenzi, Karina Smania deBritto, Néli Suzana QuadrosBorges, Marcelo Gules2022-06-15T23:19:03Z2022-06-15T23:19:03Z2022376594https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235657Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo principal investigar em que medida as hortas em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul, EBM Dilma Lúcia dos Santos e NEIM Armação, se configuram historicamente como espaços de diálogo a partir de suas potencialidades educativas e agroecológicas. A discussão teórica tem como base autores que trazem conceitos de agroecologia, educação agroecológica, hortas pedagógicas e o diálogo. Como referencial metodológico foi utilizada a análise hermenêutico-dialética ou interpretativista, idealizada por Minayo, por considerar o contexto sócio-histórico dos sujeitos da pesquisa. Os dados foram produzidos primeiramente a partir de um estudo documental sobre o histórico do bairro Armação do Pântano do Sul e de suas hortas escolares nas unidades educativas. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sujeitos que fizeram e fazem parte da história da comunidade e das suas instituições formais de educação. O trabalho de campo foi realizado por meio de encontros presenciais e virtuais. Os resultados apontam uma mudança no contexto da horta escolar entre as décadas de 1970 a 2010, passando de horta produtiva/estética para uma horta educativa, utilizando-a como assunto transversal nas disciplinas do Ensino Fundamental e eixos temáticos na Educação Infantil, destacando a utilização de princípios, práticas e educação agroecológicas nas atividades. Enfatizamos a potencialidade das hortas como pontos de encontros dialógicos entre escolas e comunidade, articulados pelas educadoras, assim como sua intermitência nas atividades práticas e sua perenidade na ideia de horta pedagógica.Abstract: The objective of this qualitative research trial is to investigate the urban food gardens located at educational units of the Armação do Pântano do Sul neighborhood (EBM Dilma Lúcia dos Santos and NEIM Armação) and to what extent these urban food gardens are configured historically as places for dialogue based on their educational and agroecological potentialities. The theoretical discussion in this thesis is based on authors who bring concepts of agroecology, agroecological education, pedagogical gardens and dialogue. Minayo?s framework of hermeneutic-dialectical or interpretivist analysis was utilized to place the socio-historical context of the research subjects at the center of the discussion. First, an investigation of the story of the Armação do Pântano do Sul neighborhood and its school gardens in the Educational Units was performed. Secondly, a semi-structured interviews with subjects from the community and its formal educational institutions in both virtual and in-person formats. The results point to a change in the context of the school garden between the 1970s and 2010s, from a productive/aesthetic garden to an educational garden, using it as a transversal theme in elementary school subjects and thematic axes in early childhood education, highlighting the use of agroecological principles, practices and education in the activities. Our findings emphasize the potential for community food gardens to provide opportunity for communication between schools and the community, articulated by the educators, as well as their intermittence on their practical activities and their perpetuity in the idea of a pedagogical food garden.115 p.| il.porEducação científica e tecnológicaHortasEcologia agrícolaEm diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPECT0504-D.pdfPECT0504-D.pdfapplication/pdf3535449https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/235657/-1/PECT0504-D.pdf7e2e51b50cbb14035a530e1537bb0b82MD5-1123456789/2356572022-06-15 20:19:03.271oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235657Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-15T23:19:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
title Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
spellingShingle Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
Lorenzi, Karina Smania de
Educação científica e tecnológica
Hortas
Ecologia agrícola
title_short Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
title_full Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
title_fullStr Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
title_full_unstemmed Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
title_sort Em diálogo: as hortas e a agroecologia em unidades educativas do bairro Armação do Pântano do Sul - Florianópolis
author Lorenzi, Karina Smania de
author_facet Lorenzi, Karina Smania de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzi, Karina Smania de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Britto, Néli Suzana Quadros
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Borges, Marcelo Gules
contributor_str_mv Britto, Néli Suzana Quadros
Borges, Marcelo Gules
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Hortas
Ecologia agrícola
topic Educação científica e tecnológica
Hortas
Ecologia agrícola
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-15T23:19:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-15T23:19:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235657
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 376594
identifier_str_mv 376594
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/235657/-1/PECT0504-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e2e51b50cbb14035a530e1537bb0b82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805040311304192