RESULTADOS DA AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA VISÃO DOS GESTORES DE IES: UM ESTUDO REALIZADO EM INSTITUIÇÕES PARTICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZIMMERMANN, MELISSA MARIA DE SOUZA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALVES, LOURDES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201915
Resumo: Com o intuito de garantir a melhoria da qualidade da educação superior no Brasil, a Lei nº 10.861, de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Um dos processos avaliativos do Sinaes é a avaliação institucional (autoavaliação e avaliação externa). Com o objetivo de identificar a opinião dos gestores de IES acerca da utilização dos resultados da autoavaliação nos processos de gestão e de tomada de decisão da instituição, este artigo apresenta o histórico da autoavaliação no Brasil e a importância do tripé: planejamento, gestão e avaliação na busca pela qualidade dos serviços educacionais prestados por IES particulares. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, de natureza qualitativa, por meio de um Survey, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário semiestruturado. As conclusões da pesquisa são de que os gestores respondentes consideram e acreditam que os resultados da autoavaliação institucional auxiliam na gestão e tomada de decisão, possibilitando a busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados. Também, enfatizam que utilizam desses relatórios da CPA na gestão das IES, ainda que com alguns pontos a serem melhorados, a fim de buscar a qualidade da educação e expandir o ensino superior no Brasil.
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