Promoção da saúde da criança: práticas dos enfermeiros na perspectiva do empowerment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Aldalice Pinto de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198973
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
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Utilizou-se como auxílio para a investigação um diário de campo, gravador de áudio, notebook, datashow, papel pardo e canetas coloridas. Participaram 16 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de cinco Unidades Básicas de Saúde no município de Manaus, Amazonas. Nos Círculos de Cultura emergiram 20 temas geradores, dos quais dez foram considerados pelos participantes relevantes para a discussão: acúmulo de atividades; dificuldade de monitoramento e acompanhamento das crianças; trabalho centrado na produtividade; falta de treinamento; limitação de recursos humanos; dificuldade de acolhimento; dificuldade de incorporação da promoção da saúde às práticas dos enfermeiros; pouca participação social; condições sociais desfavoráveis e violência na comunidade. Os resultados revelaram que os enfermeiros compreendem suas práticas apreendidas em um processo de trabalho complexo, demandado por acúmulo de atividades e responsabilidades e frágil articulação com a equipe de saúde, desenvolvido em um contexto social cujas famílias se inserem em situações de vulnerabilidades. Tais circunstâncias refletem as dificuldades de incorporação da promoção da saúde em suas práticas na atenção à saúde da criança. Conclui-se que a articulação do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire com a perspectiva do empowerment na promoção da saúde contribuiu para o diálogo e a reflexão entre os profissionais enfermeiros quanto à realidade de suas práticas na atenção à saúde da criança. Deste modo, possibilitou o empowerment por meio da tomada de consciência e ação concreta para a transformação de suas práticas.Abstract : The aim of this study was to analyze nurses' understanding of the Family Health Strategy, and their practices in the health care of the child, from the perspective of empowerment in health promotion. A qualitative study of the participatory research type, supported by Paulo Freire's Itinerary of Research, carried out through Culture Circles, consisting of three interdependent stages: thematic investigation, codification and decoding and critical unveiling. A total of 13 Culture Circles took place between July 2017 and January 2018. A field diary, audio recorder, notebook, datashow, brown paper and colored pens were used as research aid. Participants were 16 nurses from the Family Health Strategy of five Basic Health Units in the city of Manaus, Amazonas. In the Culture Circles, 20 generating themes emerged, of which ten were considered by the participants relevant to the discussion: accumulation of activities; difficulty in monitoring children; work centered on productivity; lack of training; limitation of human resources; difficulty in receiving; difficulty in incorporating health promotion into nurses' practices; little social participation; unfavorable social conditions and violence in the community. The results revealed that nurses understand their practices in a complex work process, demanded by the accumulation of activities and responsibilities and fragile articulation with the health team, developed in a social context whose families are inserted in situations of vulnerability. Such circumstances reflect the difficulties of incorporating health promotion into their practices in the health care of the child. It is concluded that the articulation of Paulo Freire's Itinerary of Research with the perspective of empowerment in health promotion contributed to the dialogue and flexion among the nurses professionals, regarding the reality of their practices in the health care of the child. In this way, it enabled empowerment through awareness and concrete action to transform their practices.Heidemann, Ivonete Teresinha Schulter BussUniversidade Federal de Santa CatarinaAguiar, Aldalice Pinto de2019-07-25T12:24:59Z2019-07-25T12:24:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis211 p.| il.application/pdf358948https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198973porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T12:24:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198973Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T12:24:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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