GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Hanielle Regina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais.
id UFSC_3e91ad3fa24b30051fb869943564b26f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252381
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von MisesThink ThanksConsensoDiscursoMídias SociaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais.O Instituto Von Mises é uma instituição estadunidense que faz parte da classe de think tanks neoliberais. Existem instituições similares que representam essa linha de pensamento em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil, onde encontra-se o Instituto Mises Brasil. Sua missão principal, propagada, reside na disseminação dos princípios neoliberais e da Escola Austríaca de Economia. A promoção desses princípios encontra-se divulgada em uma variedade de canais de comunicação, como as mídias sociais, que veem emergindo como um dos principais veículos de difusão de conteúdos na sociedade contemporânea. Nesse contexto, à luz do conceito gramsciano de consenso e de Guerras Híbridas, esta pesquisa empreendeu uma análise do processo de construção discursiva adotado pelo Instituto Mises Brasil em suas atividades nas mídias sociais, com o intuito de investigar se e de que maneira esses discursos têm o potencial de serem direcionados para busca de um consenso dentro da opinião pública e, consequentemente, impactar os debates na esfera da sociedade civil. Este estudo foi realizado mediante uma revisão bibliográfica das publicações do Instituto e uma análise observacional das exposições ali presentes. O trabalho foi organizado em cinco partes distintas, com o propósito de fornecer uma análise abrangente sobre as estratégias comunicacionais empregadas pelo Instituto Mises Brasil e concluiu em linhas gerais que a retórica dessa instituição é sensacionalista e promove os interesses de uma classe dirigente em relação à classe subalterna, buscando influenciar a construção da opinião pública.Florianópolis, SC.Vidal, Camila FeixUniversidade Federal de Santa Catarina.Azevedo, Hanielle Regina2023-12-04T12:58:18Z2023-12-04T12:58:18Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-04T12:58:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252381Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-04T12:58:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
title GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
spellingShingle GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
Azevedo, Hanielle Regina
Think Thanks
Consenso
Discurso
Mídias Sociais
title_short GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
title_full GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
title_fullStr GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
title_full_unstemmed GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
title_sort GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
author Azevedo, Hanielle Regina
author_facet Azevedo, Hanielle Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidal, Camila Feix
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Hanielle Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Think Thanks
Consenso
Discurso
Mídias Sociais
topic Think Thanks
Consenso
Discurso
Mídias Sociais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04T12:58:18Z
2023-12-04T12:58:18Z
2023-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94f.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651927649517568