GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais. |
id |
UFSC_3e91ad3fa24b30051fb869943564b26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252381 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von MisesThink ThanksConsensoDiscursoMídias SociaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais.O Instituto Von Mises é uma instituição estadunidense que faz parte da classe de think tanks neoliberais. Existem instituições similares que representam essa linha de pensamento em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil, onde encontra-se o Instituto Mises Brasil. Sua missão principal, propagada, reside na disseminação dos princípios neoliberais e da Escola Austríaca de Economia. A promoção desses princípios encontra-se divulgada em uma variedade de canais de comunicação, como as mídias sociais, que veem emergindo como um dos principais veículos de difusão de conteúdos na sociedade contemporânea. Nesse contexto, à luz do conceito gramsciano de consenso e de Guerras Híbridas, esta pesquisa empreendeu uma análise do processo de construção discursiva adotado pelo Instituto Mises Brasil em suas atividades nas mídias sociais, com o intuito de investigar se e de que maneira esses discursos têm o potencial de serem direcionados para busca de um consenso dentro da opinião pública e, consequentemente, impactar os debates na esfera da sociedade civil. Este estudo foi realizado mediante uma revisão bibliográfica das publicações do Instituto e uma análise observacional das exposições ali presentes. O trabalho foi organizado em cinco partes distintas, com o propósito de fornecer uma análise abrangente sobre as estratégias comunicacionais empregadas pelo Instituto Mises Brasil e concluiu em linhas gerais que a retórica dessa instituição é sensacionalista e promove os interesses de uma classe dirigente em relação à classe subalterna, buscando influenciar a construção da opinião pública.Florianópolis, SC.Vidal, Camila FeixUniversidade Federal de Santa Catarina.Azevedo, Hanielle Regina2023-12-04T12:58:18Z2023-12-04T12:58:18Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-04T12:58:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252381Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-04T12:58:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
title |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
spellingShingle |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises Azevedo, Hanielle Regina Think Thanks Consenso Discurso Mídias Sociais |
title_short |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
title_full |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
title_fullStr |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
title_full_unstemmed |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
title_sort |
GUERRAS HÍBRIDAS e o USO DE MÍDIAS SOCIAIS PARAALCANÇAR UM CONSENSO: o caso von Mises |
author |
Azevedo, Hanielle Regina |
author_facet |
Azevedo, Hanielle Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vidal, Camila Feix Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Hanielle Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Think Thanks Consenso Discurso Mídias Sociais |
topic |
Think Thanks Consenso Discurso Mídias Sociais |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-04T12:58:18Z 2023-12-04T12:58:18Z 2023-11-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94f. application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651927649517568 |