Indie: rock, moda e suas expressões em Curitiba - PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125624 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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Indie: rock, moda e suas expressões em Curitiba - PRIndie rockEstilo de vidaModaNeotriboTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Neste trabalho procurei compreender a relação entre o indie rock, enquanto gênero musical e manifestação que aglutina jovens no meio urbano, e sua reverberação no campo da moda.Observei que o indie rock é uma manifestação que se tornou sinônima de um estilo de vida envolvendo indivíduos que compartilham preferência musical, identidade visual por meio da aparência, consumo de determinados bens culturais e frequência a "circuito" de lazer e consumo, estudada no contexto da cidade de Curitiba. O conceito de estilo de vida foi usado para estudar os novos agrupamentos urbanos chamados neotribos, característicos do período da modernidade posterior à segunda guerra mundial, marcados pela instabilidade e laços fluidos segundo Bennett. Aprofundei o estudo das expressões da neotribo que se manifesta em torno do indie rock dando ênfase aos elementos música e moda, analisando a moda em seu papel de intercessora das relações sociais no grupo, por isso abordada como fenômeno social. Esta função da moda ocorre no âmbito da aparência, que permite ao indivíduo visual compartilhada com o grupo, fundamental para sua aproximação com o mesmo. Assim estudei como a articulação entre o gênero musical e a moda pela indústria do vestuário fornece os subsídios necessários para a construção da aparência individual, através da difusão de padrões estéticos de referência e a produção de bens materiais para consumo.Leite, Ilka BoaventuraUniversidade Federal de Santa CatarinaJohnson, Juliana Faleiros2014-09-29T17:37:12Z2014-09-29T17:37:12Z2014-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125624porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T14:30:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/125624Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-06T14:30:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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