O colégio estadual do Paraná no contexto das edificações do estado novo de Getúlio Vargas em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marco Antonio Nogara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169887
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015.
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spelling O colégio estadual do Paraná no contexto das edificações do estado novo de Getúlio Vargas em CuritibaRacionalismoPoder (Ciências sociais)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2015.Ao fim do século XIX e início do século XX, estados totalitários fizeram uso da arte, arquitetura e outras expressões estéticas tais como vestuário, design, produção gráfica e símbolos nacionais, em proveito próprio ou de determinado grupo, como parte de uma lógica de dominação total da vida humana, chegando, em determinados casos, a estabelecer verdadeiras políticas de Estado para tal. Em menor grau de interferência, porém com os mesmos objetivos, o Estado Novo, período de governo caracterizado pelo autoritarismo no Brasil, que perdurou de 1937 a 1945, tende a seguir esta orientação, com o emprego maciço da arquitetura como forma de expressão, inovação e veículo adequado de contemporaneidade, mensageira de ideais políticos e socioculturais. A proposta deste trabalho é realizar uma abordagem histórica do tema Arquitetura - um aspecto cultural a serviço de um governo, tendo como foco, a identificação de indícios do emprego de elementos característicos dessa Arquitetura, carregada de mensagens político - ideológicas, pelo governo de Getúlio Vargas, no projeto e construção de edifícios públicos. Esses edifícios foram projetados e construídos em sua maioria, no seu primeiro governo (1930 / 1945), com mais ênfase no período denominado Estado Novo (1937 / 1945), que é o recorte temporal da pesquisa e servem de objeto de análise e comparação tipológica. O trabalho converge então, para o aprofundamento na investigação conclusiva sobre a presença de elementos que evidenciem o emprego dos mesmos recursos, tipologia, técnicas construtivas e finalidades, na edificação do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.<br>Abstract : At the end of the nineteenth century and early twentieth century, totalitarian states have made use of art, architecture and other aesthetic expressions such as clothing, design, graphic production and national symbols, in their own advantage or to a particular group, as part of an overall logic of domination of human life. In some cases, it resulted, sometimes, on the establishment of true state policies to do so. In a lesser degree of interference, but with the same goals, the "Estado Novo", a period of government characterized by authoritarianism in Brazil, which lasted from 1937 to 1945, tends to follow this guidance, with the massive use of architecture as a form of expression, innovation and appropriate vehicle, to give the message of political ideals and social / cultural tendencies. The intention of this work is to make a historical approach to an architecture theme, as a cultural aspect in the service of a government, focusing on the identification of employment or evidence of characteristic elements of this type of architecture, laden with political and ideological messages, in a period of the government of Getúlio Vargas. The public buildings were designed and built mostly in his first government (1930 / 1945); with more emphasis in a period wich is called "Estado Novo" (1937 / 1945). It is the time frame of the study and serve as an object of analysis and typological comparison. The work then converges to the deepening of conclusive research on the presence of data showing the use of the same features, typology, structural systems, building technologies,and purposes, at the "Colégio Estadual do Paraná", in Curitiba.Nór, SorayaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Marco Antonio Nogara2016-10-25T03:01:29Z2016-10-25T03:01:29Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis324 p.| il.application/pdf342542https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169887porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-25T03:01:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-25T03:01:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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