Estudo sincrônico e diacrônico da concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monguilhott, Isabel de Oliveira e Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92838
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2009.
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spelling Estudo sincrônico e diacrônico da concordância verbal de terceira pessoa do plural no PB e no PELinguisticaLingua portuguesa -ConcordanciaDialetologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2009.Esta tese objetiva investigar a variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural sincrônica e diacronicamente, a partir de amostras do PB e do PE. Baseando-nos teórico-metodologicamente na teoria da variação e mudança lingüística e na dialetologia pluridimensional, analisamos o condicionamento do fenômeno em questão correlacionando-o a grupos de fatores lingüísticos, geográficos e sociais. A amostra sincrônica constitui-se de trinta e duas entrevistas gravadas, dezesseis das quais realizadas com informantes de Florianópolis (PB) e dezesseis de Lisboa (PE), estratificadas de acordo com idade e escolaridade. A amostra diacrônica compõe-se de dez peças de teatro do século XIX e dezoito do século XX, sendo a metade escrita por autores catarinenses (PB) e a outra metade escrita por autores portugueses (PE). Em relação à amostra sincrônica, os resultados gerais mostram percentuais distintos de variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural, com índices mais altos de marcação para o PE. A análise estatística evidencia, de um lado, os grupos de fatores saliência fônica e paralelismo formal como os mais relevantes no condicionamento da variação no PB, seguidos dos grupos sintáticos posição do sujeito em relação ao verbo e traço humano no sujeito. Por outro lado, a análise mostra que no PE são os grupos sintáticos traço humano no sujeito, posição do sujeito em relação ao verbo e tipo de verbo os que mais condicionam a variação da concordância. No que se refere aos grupos de fatores extralingüísticos, geográficos e sociais, a variável social idade/escolaridade foi selecionada para as duas amostras analisadas com o mesmo nível de relevância para o PB e para o PE e a variável geográfica diatopia foi selecionada somente para o PB como a menos relevante dentre as variáveis controladas. No que tange à análise diacrônica, nossos resultados evidenciam que, assim como para a amostra sincrônica, o PE se mostrou mais conservador preservando as marcas de concordância nos verbos. Os resultados mostram, ainda, que temos indícios de um sistema com concordância obrigatória com sujeito posposto no século XIX diferentemente do século XX em que já encontramos mais dados de não marcação da concordância verbal com sujeito posposto. Vale ressaltar que os dados desta investigação, tanto sincrônica quanto diacrônica, revelam semelhanças entre a sintaxe do PB e do PE no que se refere ao sujeito posposto, argumento interno de um verbo inacusativo, marcado preferencialmente com traço [ humano]. Esse contexto sintático leva à não marcação da concordância verbal de terceira pessoa do plural.Florianópolis, SCCoelho, Izete LehmkuhlCarrilho, ErnestinaUniversidade Federal de Santa CatarinaMonguilhott, Isabel de Oliveira e Silva2012-10-24T12:55:02Z2012-10-24T12:55:02Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 f.| grafs., tabs.application/pdf268683http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92838porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T05:02:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92838Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T05:02:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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