Avaliação do desempenho tribológico de nanopartículas de óxido de zinco e dissulfeto de molibdênio como aditivos lubrificantes impregnados em aço sinterizado
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254382 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Materiais. |
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Avaliação do desempenho tribológico de nanopartículas de óxido de zinco e dissulfeto de molibdênio como aditivos lubrificantes impregnados em aço sinterizadoTribologiaLubrificantes sólidosImpregnação à vácuoÓxido de zincoDissulfeto de molibdênioTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia de Materiais.A lubrificação sólida tem um papel importante na redução de perdas energéticas provenientes de contatos tribológicos, sendo bastante utilizada em casos onde a lubrificação fluida não apresenta as características técnicas necessárias. Além disso, a lubrificação sólida também se destaca por ser menos agressiva ao meio ambiente. Dentre os diversos modos de utilização da lubrificação sólida, um deles trata-se da técnica de impregnação à vácuo de lubrificantes sólidos em materiais porosos visando promover lubrificação a seco nos materiais. No Laboratório de Materiais (LabMat) da UFSC, estudos utilizando desta técnica vêm sendo desenvolvidos, tornando-se um processo bastante dominado no laboratório. Diante disso, o objetivo principal do trabalho foi analisar o desempenho tribológico de diferentes proporções de mistura dos lubrificantes MoS2 e ZnO nanoestruturado obtidos via síntese por combustão em solução, impregnados em material poroso. Foram utilizadas 3 proporções diferentes de mistura, sendo 50/50 (MoS2/ZnO em massa), 75/25 e 100/0. A técnica de impregnação utilizada, assim como a matriz metálica das amostras, foi adaptada da referência de trabalhos anteriores produzidos no LabMat. Foram realizados ensaios tribológicos de carga variável e carga constante para obtenção de valores de durabilidade e taxa de desgaste. As pistas foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura, microscopia óptica e interferometria óptica. Os resultados mostraram redução na taxa de desgaste para todas as diferentes condições, quando comparadas com a referência, porém com aumento do coeficiente de atrito médio. Resultados também mostraram um comportamento do ZnO combinado com o MoS2 atuando para diminuir a taxa de desgaste do contracorpo, especialmente na proporção 75/25. Estes resultados mostram um comportamento sinérgico do MoS2 e ZnO, com bastante potencial para lubrificação sólida de componentes utilizando a mistura destes dois lubrificantes.Florianópolis, SC.Evangelista, Leandro LimaBinder, CristianoUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Lucas Pauli de2024-02-21T16:18:12Z2024-02-21T16:18:12Z14-12-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254382Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-02-21T16:18:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254382Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-21T16:18:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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